Skip

Orientações Curriculares de Inglês dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico

A iniciação da disciplina de Inglês no 1.º ano de escolaridade, conforme preconizado no Currículo Regional do Ensino Básico da Região Autónoma dos Açores, veio criar na Região uma lacuna nos documentos curriculares de referência para esta disciplina, uma vez que o currículo nacional introduz o Inglês a partir do 3.º ano de escolaridade. Esta…

Ler mais...

Plataforma Aprendo Português Azores

A Região Autónoma dos Açores disponibiliza a Plataforma Aprendo Português Azores, aprendoportugues.azores.gov.pt, para os alunos do 1.º Ciclo. Centenas de atividades multimédia dinâmicas, interativas e lúdicas, para serem utilizadas na escola e em casa! Uma Plataforma segura e intuitiva onde os/as alunos/as vão aprender ao seu ritmo e de forma criativa.  Uma oportunidade para as…

Ler mais...

Oferta Formativa do Ensino Básico para o ano letivo 2022/2023

  O ensino básico, composto por nove anos de escolaridade, é universal, gratuito e de frequência obrigatória para todas as crianças e jovens a partir dos 6 anos, e organiza-se em três ciclos. A par do Ensino Básico Regular, que se desenvolve do 1.º ao 9.º ano de escolaridade, as unidades orgânicas do sistema educativo…

Ler mais...

Matriz Curricular do 1.º Ciclo – Ensino Básico Regular

O Currículo Regional para a Educação Básica (CREB) define as matrizes curriculares de base para os 1.º 2.º e 3.º ciclos, em vigor na Região Autónoma dos Açores. A nova matriz curricular ao abrigo do Decreto Legislativo Regional n.º 16/2019/A, de 23 de julho, é implementada de forma faseada e produz efeitos a partir de:…

Ler mais...

Matriz Curricular do 2.º Ciclo – Ensino Básico Regular

O Currículo Regional para a Educação Básica (CREB) define as matrizes curriculares de base em vigor na Região Autónoma dos Açores, para os 1.º 2.º e 3.º ciclos.   A nova matriz curricular ao abrigo do Decreto Legislativo Regional n.º 16/2019/A, de 23 de julho, é implementada de forma faseada e produz efeitos a partir…

Ler mais...

Matriz Curricular do 3.º Ciclo – Ensino Básico Regular

O Currículo Regional para a Educação Básica (CREB) define as matrizes curriculares de base para os 1.º 2.º e 3.º ciclos, em vigor na Região Autónoma dos Açores.   A nova matriz curricular ao abrigo do Decreto Legislativo Regional n.º 16/2019/A, de 23 de julho, é implementada de forma faseada e produz efeitos a partir…

Ler mais...

Currículo Regional da Educação Básica (CREB)

Entende-se por currículo regional da educação básica, adiante CREB, o conjunto de competências e de aprendizagens a desenvolver pelos alunos que frequentam o sistema educativo regional ao longo da educação básica, as matrizes curriculares de base, as orientações metodológicas, os contributos das diferentes áreas curriculares para a abordagem da açorianidade e as orientações para a…

Ler mais...

Programa Oportunidade Profissionalizante

Subprograma Oportunidade Profissionalizante São destinatários do subprograma Oportunidade Profissionalizante os alunos do ensino básico que satisfaçam cumulativamente as seguintes condições: Frequentaram o ano suplementar do subprograma Oportunidade III e não realizaram as aprendizagens, nem adquiriram os conhecimentos necessários para concluir com sucesso o 3.º ciclo do ensino básico; Não reúnam as condições necessárias para ingresso…

Ler mais...

Português Língua não Materna

A Portaria nº 101/2012, de 1 de outubro, estabelece, no âmbito da organização curricular, os princípios e os procedimentos a observar pelas unidades orgânicas no domínio do ensino da língua portuguesa como língua não materna. Aplica-se a todos os alunos do ensino básico e secundário inseridos no sistema educativo regional cuja língua materna não seja…

Ler mais...

Programa Oportunidade I

Subprograma Oportunidade I Ao abrigo da Portaria nº 60/2013, de 1 de agosto são destinatários os alunos com frequência do 1.º CEB que satisfaçam cumulativamente as seguintes condições: Não tenham atingido o conjunto de competências legalmente consideradas essenciais e estruturantes para aprovação no 1.º ciclo do ensino básico; Tenham 11 anos de idade à data…

Ler mais...

Ensino Regular – 1.º Ciclo

No 1º ciclo, o ensino é globalizante e o docente titular de turma é diretamente responsável pela gestão das áreas curriculares disciplinares e não disciplinares, constantes da matriz curricular do anexo II do Decreto Legislativo regional n.º 21/2010/A de 24 de junho, durante 25 horas semanais e pode ser coadjuvado em algumas áreas especializadas. No…

Ler mais...

Cursos de Formação Vocacional – 2.º CEB

Os cursos de formação vocacional regulamentados pelo Despacho Normativo n.º 12/2014 de 5 de maio enquadram-se no âmbito das experiências de inovação pedagógica e têm como objetivo assegurar a conclusão dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e o prosseguimento de estudos no ensino secundário, através de um percurso formativo que privilegia a aquisição…

Ler mais...

Programa Oportunidade II

Oportunidade II – 2.ºCEB Ao abrigo da Portaria nº 60/2013, de 1 de agosto são destinatários do Subprograma Oportunidade II os alunos do ensino básico que satisfaçam cumulativamente as seguintes condições: Não tenham adquirido os conhecimentos necessários à aprovação em qualquer ano de escolaridade do 2.º ciclo do ensino básico regular; Tenham retenção repetida no…

Ler mais...

Ensino Regular – 2.º Ciclo

No 2º ciclo, o ensino organiza-se por áreas curriculares/disciplinas de formação básica e desenvolve-se predominantemente em regime de professor por área, numa lógica de articulação vertical e horizontal, estabelecem-se no currículo áreas de saber já mais específicas mas, no geral, integradoras de mais do que um campo disciplinar. Pretende-se neste ciclo gerar a gradual perceção…

Ler mais...