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Português Língua não Materna

A Portaria nº 101/2012, de 1 de outubro, estabelece, no âmbito da organização curricular, os princípios e os procedimentos a observar pelas unidades orgânicas no domínio do ensino da língua…

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Programa Oportunidade I

Subprograma Oportunidade I Ao abrigo da Portaria nº 60/2013, de 1 de agosto são destinatários os alunos com frequência do 1.º CEB que satisfaçam cumulativamente as seguintes condições: Não tenham…

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Ensino Regular – 1.º Ciclo

No 1º ciclo, o ensino é globalizante e o docente titular de turma é diretamente responsável pela gestão das áreas curriculares disciplinares e não disciplinares, constantes da matriz curricular do…

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Cursos de Formação Vocacional – 2.º CEB

Os cursos de formação vocacional regulamentados pelo Despacho Normativo n.º 12/2014 de 5 de maio enquadram-se no âmbito das experiências de inovação pedagógica e têm como objetivo assegurar a conclusão…

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Programa Oportunidade II

Oportunidade II – 2.ºCEB Ao abrigo da Portaria nº 60/2013, de 1 de agosto são destinatários do Subprograma Oportunidade II os alunos do ensino básico que satisfaçam cumulativamente as seguintes…

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Ensino Regular – 2.º Ciclo

No 2º ciclo, o ensino organiza-se por áreas curriculares/disciplinas de formação básica e desenvolve-se predominantemente em regime de professor por área, numa lógica de articulação vertical e horizontal, estabelecem-se no…

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Cursos de Formação Profissional do PROFIJ

Os Cursos de Formação Profissional inseridos no Programa Formativo de Inserção de Jovens (PROFIJ) assumem-se como um itinerário formativo promotor do sucesso educativo dos jovens e, ao mesmo tempo, como…

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Programa Oportunidade III

Subprograma Oportunidade III São destinatários do subprograma Oportunidade III os alunos integrados no 3.º ciclo do ensino básico regular e que satisfaçam cumulativamente as seguintes condições: Não tenham obtido aprovação…

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Ensino Regular – 3.º Ciclo

No 3º ciclo, o ensino organiza-se segundo um plano curricular unificado, integrando áreas vocacionais diversificadas, e desenvolve-se em regime de um professor por disciplina ou grupo de disciplinas. No 3.º…

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Heterogeneidade Sociocultural

De forma a responder adequadamente à heterogeneidade sociocultural das crianças e jovens recém-chegados ao sistema educativo português, as escolas desenvolvem os mecanismos necessários à identificação dos grupos sociolinguísticos que compõem…

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Avaliação e Certificação

Princípios da Avaliação A avaliação das aprendizagens baseia-se nos seguintes princípios: Coerência entre os processos de avaliação e as aprendizagens e competências desenvolvidas, de acordo com os contextos em que…

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