Skip

Utilização de Calculadoras no Ensino Básico e Secundário – Provas Finais 22/23

Para os devidos efeitos informa-se que estão disponíveis para download, no sítio da Direção Geral de Educação / Júri Nacional de Exames (JNE), separadores – Informações ou Área de Escolas, os documentos referentes à Utilização de Calculadoras no Ensino Básico e Secundário – Prova Final de Matemática, Exames Finais Nacionais de Economia A, de Física…

Ler mais...

Bolsa de Mestrado – “Filosofia para Crianças e Adolescentes: um instrumento potenciador de inclusão social” | Despacho

Modelo de requerimento que define os termos e condições de acesso ao apoio financeiro a conceder, através de bolsas, no âmbito da execução do Projeto N.º 844 do Orçamento Portugal 2018 – “Filosofia para Crianças e Adolescentes: um instrumento potenciador de inclusão social”, que decorre durante 2 anos escolares, a que se refere o n.º…

Ler mais...

Candidatura ao Ensino Superior 2022

Arranca a 6 de agosto a primeira fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior. Calendário das fases de candidatura 25  julho 08 agosto Candidatura ao Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior de 2022 – 1ª fase 12 setembro 23 setembro Candidatura ao Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior de 2022 –…

Ler mais...

Manuais Digitais – RAA | FAQs

Que alunos (e de que anos) serão envolvidos no projeto de Manuais Digitais em 2022/23? Em 2022/23, serão envolvidos todos os alunos matriculados na rede pública, nos 5.º e 8.º anos. O calendário de implementação do projeto prevê que, até 2025, todos os alunos do 2.º e 3.º Ciclo do Ensino Básico, bem como do…

Ler mais...

Plataforma Aprendo Português Azores

A Região Autónoma dos Açores disponibiliza a Plataforma Aprendo Português Azores, aprendoportugues.azores.gov.pt, para os alunos do 1.º Ciclo. Centenas de atividades multimédia dinâmicas, interativas e lúdicas, para serem utilizadas na escola e em casa! Uma Plataforma segura e intuitiva onde os/as alunos/as vão aprender ao seu ritmo e de forma criativa.  Uma oportunidade para as…

Ler mais...

ACESSO AO ENSINO SUPERIOR – DELIBERAÇÃO N.º 691-A/2021, DE 5 DE JULHO

A Deliberação N.º 691-A/2021, de 5 de julho, estabelece regras quanto à utilização de exames finais nacionais do ensino secundário, realizados na 2.ª fase de exames do ano letivo 2020-2021, na candidatura ao ensino superior de 2021-2022. De acordo com o n.º 1 da referida Deliberação, poderá ler-se: “(…) os exames finais nacionais do ensino…

Ler mais...

Contingente Especial de Acesso ao Ensino Superior para Emigrantes e Familiares alargado aos Lusodescendentes – 2021/2022

“O contingente especial de acesso ao ensino superior dirigido a emigrantes e seus familiares foi alargado para permitir a candidatura a todos os lusodescendentes, de nacionalidade portuguesa e residentes no estrangeiro, às instituições de ensino superior portuguesas.​  O acesso ao ensino superior público contempla, assim, o agora designado “Contingente especial para candidatos emigrantes portugueses, familiares…

Ler mais...

Calendário | Concurso Especial para Diplomados das Vias Profissionalizantes e Artísticas 2022

Na página da Direção-Geral do Ensino Superior estão disponíveis a datas para a realização das provas de acesso através do Concurso Especial para Diplomados das Vias Profissionalizantes e Artísticas (Cf. imagem), que se destina a alunos titulares de cursos de dupla certificação do ensino secundário e cursos artísticos especializados, sendo que cabe às instituições de ensino superior…

Ler mais...

Oferta Formativa do Ensino Básico para o ano letivo 2022/2023

  O ensino básico, composto por nove anos de escolaridade, é universal, gratuito e de frequência obrigatória para todas as crianças e jovens a partir dos 6 anos, e organiza-se em três ciclos. A par do Ensino Básico Regular, que se desenvolve do 1.º ao 9.º ano de escolaridade, as unidades orgânicas do sistema educativo…

Ler mais...

Escolaridade Obrigatória

As habilitações mínimas obrigatórias e o cumprimento do requisito de frequência da escolaridade obrigatória, variam consoante a data de nascimento de cada indivíduo ou a data de inscrição/matrícula no 1.º ano de escolaridade. Assim, 1. Os indivíduos nascidos antes de 1 de janeiro de 1967 (até 31/12/1966): Habilitações mínimas obrigatórias – conclusão do 4.º ano…

Ler mais...

Provas e Exames Nacionais 2020/2021 – Acesso ao Ensino Superior

Em 2021, as provas de avaliação externa serão, à semelhança do verificado no ano transato, realizadas apenas no ensino secundário, por alunos autopropostos para aprovação ou exclusivamente como prova de ingresso. Decorrente da PANDEMIA COVID 19, foram novamente canceladas as provas de aferição e as provas finais do 3.º ciclo do ensino básico, e alteradas…

Ler mais...

Informação – Abertas as candidaturas ao Prémio de Mérito de Ingresso no Ensino Superior 2021

O Prémio de Mérito, objeto da Resolução do Conselho do Governo N.º 222/2021, de 17 de setembro, produz efeitos para os alunos que vão ingressar pela 1.ª vez no ensino superior a partir do ano letivo 2021/2022. As candidaturas ao referido Prémio são realizadas, exclusivamente, online, no Portal da Educação, através do link https://premio-merito.edu.azores.gov.pt/ As…

Ler mais...