Oferta e Percursos Formativos de Nível Secundário de Educação

Encontram-se disponíveis diferentes percursos formativos para a conclusão do ensino secundário, a saber: Cursos Científico-Humanísticos (vocacionados para o prosseguimento de estudos de nível superior), Cursos do Ensino Profissional (visam a o desenvolvimento da formação profissional qualificante dos jovens ao mesmo tempo que permitem o prosseguimentos de estudos), Cursos do Programa Formativo de Inserção de Jovens – PROFIJ (orientados para a qualificação…

Ler mais...

Ensino Recorrente Mediatizado 2015/2016

Brochura com informações sobre o Ensino Recorrente Mediatizado, divulgado pela escola polo, ou seja, a Escola Secundária Vitorino Nemésio. Para mais informações sobre o ensino recorrente mediatizado consulte a  Oferta e Percursos Formativos de Nível Secundário de Educação .

Ler mais...

Exames Nacionais do Ensino Secundário – Resultados

Em prol do desenvolvimento de uma prática sistematizada e generalizada de autoavaliação da escola, com vista à promoção do sucesso escolar dos alunos, publicam-se os resultados obtidos a nível regional e por unidade orgânica, dos exames nacionais do ensino secundário. 2013 Médias Regionais e Nacionais – Quadro Comparativo – 1.ª e 2.ª Fases Médias dos…

Ler mais...

Provas Finais do Ensino Básico – Resultados

Em prol do desenvolvimento de uma prática sistematizada e generalizada de autoavaliação da escola, com vista à promoção do sucesso escolar dos alunos, publicam-se os resultados obtidos, a nível regional e por unidade orgânica, nas Provas Finais Nacionais do 3.º ciclo do ensino básico. Em 2016 apenas se realizaram provas finais no 3.º ciclo do ensino…

Ler mais...

Estatuto do Aluno e Procedimento Disciplinar

Nenhuma medida disciplinar pode, por qualquer forma, ofender a integridade física, psíquica e moral do aluno nem revestir natureza pecuniária. As medidas disciplinares prosseguem finalidades pedagógicas,  preventivas ou sancionatórias visando, de forma sustentada: a preservação da autoridade dos professores e dos demais funcionários; o normal prosseguimento das actividades da escola; a correcção do comportamento perturbador;…

Ler mais...

Estatuto do Aluno dos Ensinos Básico e Secundário

O Estatuto prossegue os princípios gerais e organizativos do sistema educativo, promovendo, em especial, a assiduidade, o mérito, a disciplina, a integração dos alunos na comunidade educativa e na escola, o cumprimento da escolaridade obrigatória, a responsabilidade, a formação cívica, o sucesso escolar e a efetiva aquisição de saberes e competências. O Estatuto aplica –se:…

Ler mais...

Oferta Formativa – ensino secundário para o ano letivo 2017/2018

Cursos Científico-Humanísticos Conferem, após a sua conclusão, o diploma do nível secundário de educação – 12.º ano –  e o certificado de qualificação profissional de nível III. Estes cursos estão vocacionados para o prosseguimento de estudos de nível superior. Cursos de formação profissional no âmbito do Programa Formativo de Inserção de Jovens (PROFIJ) O PROFIJ visa a qualificação…

Ler mais...

Avaliação no Ensino Básico

Princípios da Avaliação A avaliação das aprendizagens baseia-se nos seguintes princípios: a) Coerência entre os processos de avaliação e as aprendizagens e competências desenvolvidas, de acordo com os contextos em que ocorrem; b) Utilização de técnicas e instrumentos de avaliação diversificados; c) Primazia da avaliação formativa, com valorização dos processos de autoavaliação regulada, e da…

Ler mais...

Acesso ao Ensino Superior Para Maiores de 23 anos

Os estudantes que completem 23 anos até ao dia 31 de Dezembro, do ano que antecede a realização das candidaturas e que não sejam titulares de habilitação de acesso ao ensino superior, podem candidatar-se ao Exame Extraordinário de Avaliação de Capacidade para o Acesso ao Ensino Superior. Para o efeito, os candidatos, devem satisfazer as…

Ler mais...

Acesso ao Ensino Superior Privado

Embora os estudantes a este tipo de concurso estejam sujeitos às mesmas regras dos estudantes candidatos ao ensino superior público, o concurso difere daquele porque se trata de um concurso institucional. Este tipo de concurso é da responsabilidade de cada estabelecimento de ensino superior privado e por conseguinte, os candidatos formalizam a sua candidatura junto…

Ler mais...

Cursos de Especialização Tecnológica (CET’s) e Acesso ao Ensino Superior

Os cursos de especialização tecnológica são leccionados em estabelecimentos de ensino superior bem como em estabelecimentos de ensino não superior, nomeadamente em escolas profissionais (www.dges.mctes.pt). A conclusão de um CET com aprovação em todas as unidades de formação confere aos titulares o direito a um diploma de especialização tecnológica (DET). Os detentores de um diploma de…

Ler mais...

Requerimento para Declarações

Modelo de requerimento para emissão de declaração pela Direção Regional da Educação: Benefício Anual de Transporte a Alunos Bolseiros Deslocados do Agregado Familiar (artigo 21.º, do Despacho n.º 8442-A/2012, de 22 de junho) Abono de Família Pedido de 2.ª Via de Ficha Mecanográfica Outros O requerimento deve ser enviado por correio electrónico para dre.info@azores.gov.pt. Requerimento

Ler mais...