O Projeto

O Governo Regional determinou, por Resolução do Conselho do Governo n.º 133/2015, de 14 de setembro, implementar o Plano Integrado de Promoção do Sucesso Escolar – ProSucesso, Açores pela Educação, que elege como principal objetivo a redução da taxa de abandono precoce da educação e da formação e o aumento do sucesso escolar em todos os níveis e ciclos de ensino, em sintonia com a Estratégia Europeia para a Educação e Formação, Europa 2020.

Especialmente destinado aos alunos que frequentam a educação básica, mas não esquecendo o ensino secundário, o ProSucesso concretiza-se, sem prejuízo de outras ações que possam vir a ser implementadas, através de um conjunto de medidas e projetos transversais e específicos distribuídos por três eixos de ação – foco na qualidade das aprendizagens dos alunos, promoção do desenvolvimento profissional dos docentes e mobilização da comunidade educativa e parceiros sociais.

O ProSucesso conta com a participação de diferentes departamentos governamentais, bem como de outras entidades e grupos de trabalho que, no âmbito da sua área de intervenção, se comprometem a colaborar com as ações constantes do documento e que conduzam à plena integração do aluno na escola, ao seu desenvolvimento harmonioso e à qualidade das aprendizagens, sem prejuízo de outras ações que, com este desiderato, venham a ser consideradas relevantes.

Objetivos

01

Mobilizar a comunidade educativa e parceiros sociais, através do aumento do grau de responsabilização e de participação local e gerando novas formas de regulação social.

02

Promover um maior envolvimento dos pais e encarregados de educação no acompanhamento ativo da vida escolar dos seus educandos.

03

Promover o desenvolvimento profissional dos docentes, através de uma ação docente mais colaborativa e partilhada, para a melhoria da qualidade não só do ato de ensinar, mas, fundamentalmente, do processo de aprendizagem.

04

Assegurar que os alunos à saída do 4.º ano do ensino básico são competentes em leitura.

05

Aumentar o sucesso escolar em todos os níveis e ciclos e ensino (taxas de transição e aprovação, percentagem de jovens que concluem o 9.º e o 12.º ano e percentagem de jovens que concluem cursos de dupla certificação de nível ISCED 3).

06

Reduzir a taxa de abandono precoce da educação e da formação, ou seja os jovens dos 18 aos 24 anos que não concluíram o ensino secundário e não estão a frequentar nenhum tipo de educação ou formação, formal ou informal.

Projetos

Plano Regional de Leitura (PRL)

Plano Regional de Leitura (PRL)

Iniciativa que pretende agregar os projetos de promoção da leitura e de formação de leitores competentes. Constitui-se como um instrumento autónomo que, embora baseado nos mesmos princípios subjacentes ao Plano…

Abrir o projeto

Rede Regional de Bibliotecas Escolares (RRBE)

Rede Regional de Bibliotecas Escolares (RRBE)

A RRBE visa promover o desenvolvimento das bibliotecas sediadas nas escolas públicas, disponibilizando apoio ao nível da gestão e animação das referidas bibliotecas, de modo que a biblioteca escolar seja…

Abrir o projeto

Prof DA – Professores qualificados na resolução de dificuldades de aprendizagem

Prof DA – Professores qualificados na resolução de dificuldades de aprendizagem

Rede de professores qualificados na resolução de dificuldades de aprendizagem no 1.º ciclo com o objetivo de se proceder ao diagnóstico precoce das dificuldades dos alunos e de se definir…

Abrir o projeto

Apoio mais – retenção zero

Apoio mais – retenção zero

O programa visa criar as condições metodológicas e organizacionais para que os alunos completem cada ciclo do ensino básico no número de anos esperado, assumindo-se não só o carácter excecional…

Abrir o projeto

Fénix Açores

O programa Fénix-Açores destina-se a promover a inclusão de todos os alunos num percurso escolar que visa assegurar a conclusão dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico no…

Abrir o projeto

Mediadores para o sucesso escolar

O Programa de Mediadores para o Sucesso Escolar, promovido em colaboração com a EPIS (Empresários pela Inclusão Social), é dirigido a alunos sinalizados para os quais é definido um plano…

Abrir o projeto

Prevenção e combate à violência em meio escolar

Programa de prevenção e combate ao bullying nas escolas açorianas, que passa pela formação de dirigentes, diretores de turma, docentes, assistentes operacionais e pais/encarregados de educação, e sensibilização dos alunos…

Abrir o projeto

Programa de formação e acompanhamento pedagógico de docentes da educação básica

O programa destina-se aos docentes do 1.º e 2.º ciclos e tem como objetivo promover, mediante a reflexão e a partilha de estratégias de ensino, a diversificação das metodologias a…

Abrir o projeto

REDA – Recursos educativos digitais abertos

REDA – Recursos educativos digitais abertos

Plataforma interativa dedicada à disponibilização de conteúdos educativos para a comunidade escolar com espaços dedicados a docentes e a alunos, permitindo a partilha de conteúdos nas mais variadas áreas e…

Abrir o projeto

Prémio Ousar, Intervir, Melhorar

Prémio Ousar, Intervir, Melhorar

Prémio anual, instituído pela Direção Regional da Educação para valorizar o trabalho realizado pelas escolas no combate ao insucesso e abandono escolares e com o objetivo de contribuir para melhorar…

Abrir o projeto

Projeto de Intervenção Comunitária “Sucesso Educativo – Escola, Comunidade, Família”

Projeto de Intervenção Comunitária “Sucesso Educativo – Escola, Comunidade, Família”

O objetivo geral deste projeto é o de promover o sucesso educativo, reduzindo a retenção e o absentismo, bem como o de aumentar as expectativas dos vários intervenientes - alunos,…

Abrir o projeto

Perguntas Frequentes

O que é o ProSucesso?

Significa Plano Integrado de Promoção do Sucesso Escolar – ProSucesso., Açores pela Educação.

O ProSucesso constitui-se como um instrumento de planeamento e de suporte às medidas e projetos a desenvolver pela Direção Regional da Educação e pelas escolas.

Para que serve o ProSucesso?

Para melhorar significativamente a qualidade das aprendizagens e reduzir as taxas de insucesso e abandono escolar precoce.

Como se faz o ProSucesso?

O ProSucesso definiu três eixos de ação, transversais e intercomunicantes:

Para cada eixo de intervenção, são apresentadas medidas, umas de carácter transversal, ou seja, para aplicação em todas as unidades orgânicas/escolas e outras que serão colocadas à disposição das escolas que as entendam implementar. Cada unidade orgânica/escola poderá, ainda, aplicar outras medidas específicas que, não estando neste Plano, considere mais eficazes e adequadas às suas necessidades.

Quais são os três eixos de atuação do ProSucesso?

  • Foco na qualidade das aprendizagens dos alunos;
  • Promoção do desenvolvimento profissional dos docentes;
  • Mobilização da comunidade educativa e parceiros sociais.

A escola pode aplicar outros projetos para além dos propostos pela tutela e pela própria escola?

Sim. O Plano acolherá, ainda, projetos – piloto propostos por instituições do ensino superior, em articulação com as escolas, bem como intervenção concertadas com outras organizações governamentais e não governamentais.

Quais são os Projetos mais significativos do ProSucesso?

  • Prof DA – Professores qualificados na solução de dificuldades de aprendizagem;
  • Ler Açores;
  • Programa de prevenção e combate à violência em meio escolar;
  • Programa “apoio mais – retenção zero”;
  • Programa Fénix-Açores;
  • Programa Mediadores para o Sucesso Escolar;
  • Projetos específicos da iniciativa das escolas.

A quem é dirigido o ProSucesso?

É dirigido a todos os níveis de ensino, com uma intervenção prioritária do pré-escolar ao 6.º ano de escolaridade.

Onde acontece o ProSucesso?

Em cada um de nós, dentro ou fora da escola. O desafio está em envolver e responsabilizar toda a sociedade açoriana para a causa, o sucesso educativo.

Onde posso acompanhar o ProSucesso?

Sítio: http://prosucesso.azores.gov.pt/

Facebook: https://www.facebook.com/ProSucesso2015DRE

Instagram: https://www.instagram.com/prosucessoazores/

Como posso ver o Projeto ProSucesso da minha escola?

Pode consultar a página eletrónica da sua escola ou solicitar a consulta na sua escola.

Como posso ajudar a implementar o ProSucesso?

  1. Participe nas iniciativas;
  2. Colabore com o que lhe for solicitado;
  3. Dê sugestões de melhoria para a sua escola.

Como tirar dúvidas sobre o ProSucesso?

Contacte-nos para dre.prosucesso@azores.gov.pt ou 295 40 11 00.