Programa Oportunidade Profissionalizante

Subprograma Oportunidade Profissionalizante São destinatários do subprograma Oportunidade Profissionalizante os alunos do ensino básico que satisfaçam cumulativamente as seguintes condições: Frequentaram o ano suplementar do subprograma Oportunidade III e não realizaram as aprendizagens, nem adquiriram os conhecimentos necessários para concluir com sucesso o 3.º ciclo do ensino básico; Não reúnam as condições necessárias para ingresso…

Ler mais...

Português Língua não Materna

A Portaria nº 101/2012, de 1 de outubro, estabelece, no âmbito da organização curricular, os princípios e os procedimentos a observar pelas unidades orgânicas no domínio do ensino da língua portuguesa como língua não materna. Aplica-se a todos os alunos do ensino básico e secundário inseridos no sistema educativo regional cuja língua materna não seja…

Ler mais...

Cursos de Formação Profissional do PROFIJ

Os Cursos de Formação Profissional inseridos no Programa Formativo de Inserção de Jovens (PROFIJ) assumem-se como um itinerário formativo promotor do sucesso educativo dos jovens e, ao mesmo tempo, como um instrumento que contraria o abandono escolar precoce, permitindo a manutenção de jovens no sistema educativo, em linha com o Eixo 1 do Plano Integrado…

Ler mais...

Cursos de Formação Vocacional – 3.º CEB

Os cursos de formação vocacional enquadram-se no âmbito das experiências de inovação pedagógica e têm como objetivo assegurar a conclusão dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e o prosseguimento de estudos no ensino secundário, através de um percurso formativo que privilegia a aquisição de conhecimentos em disciplinas estruturantes no âmbito do currículo regular,…

Ler mais...

Programa Oportunidade III

Subprograma Oportunidade III São destinatários do subprograma Oportunidade III os alunos integrados no 3.º ciclo do ensino básico regular e que satisfaçam cumulativamente as seguintes condições: Não tenham obtido aprovação em qualquer um dos anos de escolaridade do 3.º ciclo do ensino básico; Tenham retenção repetida no 3.º ciclo, nos termos definidos no regulamento de…

Ler mais...

Ensino Regular – 3.º Ciclo

No 3º ciclo, o ensino organiza-se segundo um plano curricular unificado, integrando áreas vocacionais diversificadas, e desenvolve-se em regime de um professor por disciplina ou grupo de disciplinas. No 3.º ciclo reforça-se a abordagem disciplinar especializada, de modo a garantir o aprofundamento e a sistematização das diferentes aquisições do conhecimento científico, tecnológico e artístico, sem…

Ler mais...