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Acesso ao Ensino Superior – Calendário Regimes Especiais

O referido despacho divulga os prazos que devem ser observados para acesso e ingresso no ensino superior, no ano letivo 2017/2018, através dos regimes especiais. A candidatura é, exclusivamente, formalizada de forma presencial, nos Gabinetes de Acesso ao Ensino Superior (GAES), ou, por via diplomática, em conformidade com o regime especial a que o aluno se candidata….

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Candidatura ao Ensino Superior e pré-requisitos 2019

Site oficial da Direção-Geral do Ensino Superior com informação relevante sobre a candidatura ao Ensino Superior. Direção-Geral do Ensino Superior Pré-requisitos 2019 Pré-requisitos 2019 Deliberação N.º 266-A/2019, de 12 de março Declaração de Retificação N.º 301-A/2019, retifica a Deliberação da Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior n.º 266-A/2019, de 12 de março, relativa à…

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Provas de Ingresso 2017 a 2019

Os candidatos ao ensino superior – alunos dos 11.º e 12.º anos dos cursos científico-humanísticos (Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho, com as alterações subsequentes) – que pretendam realizar exame de uma disciplina cumulativamente para aprovação no curso secundário e como prova de ingresso devem inscrever-se e realizar o exame (código/prova) correspondente ao seu plano de…

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Exames Nacionais que satisfazem provas de ingresso na candidatura de 2018

Em conformidade com a Deliberação n.º 174/2018, de 19 de fevereiro, as provas de ingresso exigidas para a candidatura à matrícula e inscrição no ensino superior, no ano letivo de 2018/2019, concretizam-se através da realização dos exames nacionais do ensino secundário correspondentes, constantes do anexo I, desta Deliberação.

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Acesso ao Ensino Superior Para Maiores de 23 anos

Os estudantes que completem 23 anos até ao dia 31 de Dezembro, do ano que antecede a realização das candidaturas e que não sejam titulares de habilitação de acesso ao ensino superior, podem candidatar-se ao Exame Extraordinário de Avaliação de Capacidade para o Acesso ao Ensino Superior. Para o efeito, os candidatos, devem satisfazer as…

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Acesso ao Ensino Superior Privado

Embora os estudantes a este tipo de concurso estejam sujeitos às mesmas regras dos estudantes candidatos ao ensino superior público, o concurso difere daquele porque se trata de um concurso institucional. Este tipo de concurso é da responsabilidade de cada estabelecimento de ensino superior privado e por conseguinte, os candidatos formalizam a sua candidatura junto…

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Cursos de Especialização Tecnológica (CET’s) e Acesso ao Ensino Superior

Os cursos de especialização tecnológica são leccionados em estabelecimentos de ensino superior bem como em estabelecimentos de ensino não superior, nomeadamente em escolas profissionais (www.dges.gov.pt). A conclusão de um CET com aprovação em todas as unidades de formação confere aos titulares o direito a um diploma de especialização tecnológica (DET). Os detentores de um diploma de…

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Requerimento para Declarações

Modelo de requerimento para emissão de declaração pela Direção Regional da Educação: Benefício Anual de Transporte a Alunos Bolseiros Deslocados do Agregado Familiar (artigo 21.º, do Despacho n.º 8442-A/2012, de 22 de junho, republicado na versão atual do Despacho n.º 5404/2017, de 21 de junho). Abono de Família Pedido de 2.ª Via de Ficha Mecanográfica Outros…

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Preferência Regional e Contingente Açores

Preferência regional Os candidatos pelo contingente especial para a Região Autónoma dos Açores beneficiam de prioridade de colocação em 50% do número de vagas fixadas para cada curso da Universidade dos Açores e das Escolas Superiores de Enfermagem de Angra do Heroísmo e de Ponta Delgada que tenham indicado antes de quaisquer outras, nas opções…

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Apoio aos Estudantes com Necessidades Educativas Especiais

O Grupo de Trabalho para o Apoio a Estudantes com Deficiências no Ensino Superior (GTAEDES), formalizado em Junho de 2004, é constituído por instituições de ensino superior público com serviços de apoio a estudantes com deficiência com o propósito de: Proporcionar um serviço de melhor qualidade a estudantes com deficiências; Promover a aproximação interserviços que…

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