Acesso ao Ensino Superior Para Maiores de 23 anos

Os estudantes que completem 23 anos até ao dia 31 de Dezembro, do ano que antecede a realização das candidaturas e que não sejam titulares de habilitação de acesso ao ensino superior, podem candidatar-se ao Exame Extraordinário de Avaliação de Capacidade para o Acesso ao Ensino Superior. Para o efeito, os candidatos, devem satisfazer as…

Ler mais...

Acesso ao Ensino Superior Privado

Embora os estudantes a este tipo de concurso estejam sujeitos às mesmas regras dos estudantes candidatos ao ensino superior público, o concurso difere daquele porque se trata de um concurso institucional. Este tipo de concurso é da responsabilidade de cada estabelecimento de ensino superior privado e por conseguinte, os candidatos formalizam a sua candidatura junto…

Ler mais...

Cursos de Especialização Tecnológica (CET’s) e Acesso ao Ensino Superior

Os cursos de especialização tecnológica são leccionados em estabelecimentos de ensino superior bem como em estabelecimentos de ensino não superior, nomeadamente em escolas profissionais (www.dges.mctes.pt). A conclusão de um CET com aprovação em todas as unidades de formação confere aos titulares o direito a um diploma de especialização tecnológica (DET). Os detentores de um diploma de…

Ler mais...

Requerimento para Declarações

Modelo de requerimento para emissão de declaração pela Direção Regional da Educação: Benefício Anual de Transporte a Alunos Bolseiros Deslocados do Agregado Familiar (artigo 21.º, do Despacho n.º 8442-A/2012, de 22 de junho) Abono de Família Pedido de 2.ª Via de Ficha Mecanográfica Outros O requerimento deve ser enviado por correio electrónico para dre.info@azores.gov.pt. Requerimento

Ler mais...

Preferência Regional e Contingente Açores

Preferência regional Os candidatos pelo contingente especial para a Região Autónoma dos Açores beneficiam de prioridade de colocação em 50% do número de vagas fixadas para cada curso da Universidade dos Açores e das Escolas Superiores de Enfermagem de Angra do Heroísmo e de Ponta Delgada que tenham indicado antes de quaisquer outras, nas opções…

Ler mais...

Apoio aos Estudantes com Necessidades Educativas Especiais

O Grupo de Trabalho para o Apoio a Estudantes com Deficiências no Ensino Superior (GTAEDES), formalizado em Junho de 2004, é constituído por instituições de ensino superior público com serviços de apoio a estudantes com deficiência com o propósito de: Proporcionar um serviço de melhor qualidade a estudantes com deficiências; Promover a aproximação interserviços que…

Ler mais...

Provas de Ingresso para a Licenciatura de Educação Básica

Para o ingresso no 1.º ciclo de estudos do curso de Educação Básica, a partir da matrícula e inscrição no ensino superior, no ano letivo de 2017-2018, inclusive, são exigidas provas de ingresso das áreas de Português e de Matemática.   Provas obrigatórias: Prova de Ingresso da área de Português: Concretiza-se através do exame nacional do ensino…

Ler mais...

Educação Física na Classificação do Ensino Secundário

O Decreto -Lei n.º 139/2012, de 5 de junho, na sua redação atual, introduziu alterações ao cálculo da classificação final de curso do ensino secundário, no que diz respeito à disciplina de Educação Física. Nestes termos importa prestar alguns esclarecimentos adicionais, a saber: Aos alunos que concluíram os seus cursos do ensino secundário no ano…

Ler mais...

Candidatura ao Ensino Superior

Site oficial da Direção-Geral do Ensino Superior com informação relevante sobre a candidatura ao Ensino Superior. Direção-Geral do Ensino Superior

Ler mais...

Cursos Técnicos Superiores Profissionais

Os cursos técnicos superiores profissionais, ministrados em instituições de ensino superior, não conferem grau académico. O diploma de técnico superior profissional confere uma qualificação de nível 5 do Quadro Nacional de Qualificações. O curso composto por 120 créditos tem uma duração de 4 semestres (2 anos) letivos e permite aceder ao ensino superior através de…

Ler mais...

Índice de Cursos

Nesta secção é possível aceder ao índice de cursos, pesquisando por: Área/Curso Curso/Estabelecimento Distrito/Estabelecimento Estabelecimento/Curso Elenco de provas de ingresso para a candidatura à matrícula e inscrição no ensino superior nos anos letivos de 2015-2016, 2016-2017 e 2017-2018, de acordo com a deliberação da CNAES n.º 1381-A/2015, de 3 de julho, cuja Declaração de Retificação n.º 660/2015 de 6 de agosto,…

Ler mais...

Exames Nacionais que satisfazem provas de ingresso na candidatura de 2016

Em conformidade com a Deliberação n.º 221/2016, as provas de ingresso exigidas para a candidatura à matrícula e inscrição no ensino superior, no ano letivo de 2016/2017, concretizam-se através da realização dos exames nacionais do ensino secundário correspondentes, constantes do anexo I, desta Deliberação. Os exames do ensino secundário realizados nos anos letivos de 2013/2014 e ou…

Ler mais...

Acesso ao Ensino Superior – Calendário Regimes Especiais

O referido despacho divulga os prazos que devem observados para acesso e ingresso no ensino superior, no ano letivo 2016/2017, através dos regimes especiais. A candidatura é, exclusivamente, formalizada de forma presencial, nos Gabinetes de Acesso ao Ensino Superior (GAES), ou, por via diplomática, em conformidade com o regime especial a que o aluno se candidata. Nos…

Ler mais...