Skip

Candidatura ao Ensino Superior 2021

Arranca a 6 de agosto a primeira fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior. Calendário das fases de candidatura 6 agosto 20 agosto Candidatura ao Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior de 2021 – 1ª fase 27 setembro 8 outubro Candidatura ao Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior de 2021 –…

Ler mais...

ACESSO AO ENSINO SUPERIOR – DELIBERAÇÃO N.º 691-A/2021, DE 5 DE JULHO

A Deliberação N.º 691-A/2021, de 5 de julho, estabelece regras quanto à utilização de exames finais nacionais do ensino secundário, realizados na 2.ª fase de exames do ano letivo 2020-2021, na candidatura ao ensino superior de 2021-2022. De acordo com o n.º 1 da referida Deliberação, poderá ler-se: “(…) os exames finais nacionais do ensino…

Ler mais...

Contingente Especial de Acesso ao Ensino Superior para Emigrantes e Familiares alargado aos Lusodescendentes – 2021/2022

“O contingente especial de acesso ao ensino superior dirigido a emigrantes e seus familiares foi alargado para permitir a candidatura a todos os lusodescendentes, de nacionalidade portuguesa e residentes no estrangeiro, às instituições de ensino superior portuguesas.​  O acesso ao ensino superior público contempla, assim, o agora designado “Contingente especial para candidatos emigrantes portugueses, familiares…

Ler mais...

Calendário | Concurso Especial para Diplomados das Vias Profissionalizantes e Artísticas 2021

Foi divulgado na página da Direção-Geral do Ensino Superior o calendário do Concurso Especial para Diplomados das Vias Profissionalizantes e Artísticas (Cf. imagem), que se destina a alunos titulares de cursos de dupla certificação do ensino secundário e cursos artísticos especializados, sendo que cabe às instituições de ensino superior determinar os ciclos de estudos e áreas…

Ler mais...

Oferta Formativa do Ensino Básico para o ano letivo 2021/2022

O ensino básico, composto por nove anos de escolaridade, é universal, gratuito e de frequência obrigatória para todas as crianças e jovens a partir dos 6 anos, e organiza-se em três ciclos. A par do Ensino Básico Regular, que se desenvolve do 1.º ao 9.º ano de escolaridade, as unidades orgânicas do sistema educativo regional,…

Ler mais...

Escolaridade Obrigatória

As habilitações mínimas obrigatórias e o cumprimento do requisito de frequência da escolaridade obrigatória, variam consoante a data de nascimento de cada indivíduo ou a data de inscrição/matrícula no 1.º ano de escolaridade. Assim, 1. Os indivíduos nascidos antes de 1 de janeiro de 1967 (até 31/12/1966): Habilitações mínimas obrigatórias – conclusão do 4.º ano…

Ler mais...

Provas e Exames Nacionais 2020/2021 – Acesso ao Ensino Superior

Em 2021, as provas de avaliação externa serão, à semelhança do verificado no ano transato, realizadas apenas no ensino secundário, por alunos autopropostos para aprovação ou exclusivamente como prova de ingresso. Decorrente da PANDEMIA COVID 19, foram novamente canceladas as provas de aferição e as provas finais do 3.º ciclo do ensino básico, e alteradas…

Ler mais...

Calendário de Provas e Exames Nacionais 2020/2021

Calendário das provas e exames dos ensinos básico e secundário, a realizar no ano letivo 2020/2021, atualizado de acordo com o Despacho N.º 1689-A/2021, de 12 de fevereiro, já com a adequação às horas vigentes na Região Autónoma dos Açores.

Ler mais...

Formalização de contratos de trabalho de pessoal docente 2020/2021

Formalização de contratos de trabalho de pessoal docente 2020/2021   Circular n.º 14/DSRH, de 23 de setembro de 2003, relativamente aos contratos de pessoal docente, considerando as adaptações decorrentes da legislação e orientações atualmente em vigor e as datas aí referidas como reportadas ao ano escolar de 2020/2021. Os contratos de trabalho são celebrados em…

Ler mais...

Comprovação de tempo de serviço

Com vista à uniformização de procedimentos relativamente às candidaturas aos concursos de pessoal docente, para comprovação  de tempo de serviço, devem as unidades orgânicas utilizar o modelo de certificado abaixo disponibilizado, de acordo com os dados constantes do registo biográfico e de eventuais outros elementos integrados do processo individual dos docentes. Nos termos do artigo…

Ler mais...

Certificação de Tempo de Serviço

Aos docentes das valências educativas privadas que transitem para o ensino público é contado o tempo de serviço prestado no ensino particular, designadamente para progressão na carreira e concurso, em igualdade de condições com o serviço prestado nas escolas públicas, desde que se verifiquem as seguintes condições: Que o serviço docente tenha sido em uma ou…

Ler mais...

Informação – Abertas as candidaturas ao Prémio de Mérito de Ingresso no Ensino Superior 2021

O Prémio de Mérito, objeto da Resolução do Conselho do Governo N.º 222/2021, de 17 de setembro, produz efeitos para os alunos que vão ingressar pela 1.ª vez no ensino superior a partir do ano letivo 2021/2022. As candidaturas ao referido Prémio são realizadas, exclusivamente, online, no Portal da Educação, através do link https://premio-merito.edu.azores.gov.pt/ As…

Ler mais...