Ensino Regular – 3.º Ciclo

No 3º ciclo, o ensino organiza-se segundo um plano curricular unificado, integrando áreas vocacionais diversificadas, e desenvolve-se em regime de um professor por disciplina ou grupo de disciplinas.

No 3.º ciclo reforça-se a abordagem disciplinar especializada, de modo a garantir o aprofundamento e a sistematização das diferentes aquisições do conhecimento científico, tecnológico e artístico, sem prejuízo da manutenção da gestão articulada das aprendizagens, de modo a promover a capacidade de interpretação da realidade complexa em que os alunos vivem e agem como cidadãos. O 3.º ciclo orienta-se, assim, na linha das tendências curriculares dominantes no mundo ocidental para este nível, para o desenvolvimento e desempenho das competências-chave do ensino básico, através do aprofundamento e consolidação de conhecimentos, métodos e atitudes que permitam o prosseguimento de estudos em vias académicas ou profissionalizantes.

Matriz Curricular do 3.º ciclo

(Anexo IV do DLR nº 21/2010/A de 24 de junho)

Componentes do Curriculo e carga horária semanal Distribuição Indicativa  SEGMENTOS DE 45’ Total do ciclo
Mínimo Máximo’
Línguas
Português

 (5)

 (5) (5)

 15

Língua Estrangeira

(3)  (3)  (3)

(8)

16

 9

 18

Língua Estrangeira II

 (3)

 (3) (3)

(8)

 9

Ciências Sociais e Humanas

História

 (3)

 (2) (3) (8)

 14

8

 16

Geografia

 (2)

(3)  (3)

(6)

 8

Matemática
Matemática

 (5)

 (5)

(5)

 15

Ciências Físicas e Naturais
Ciências Naturais

 (3)

 (2)  (2)  (6) 13

7

15

Físico Química

 (2)

 (3)

 (3)

 (7)

8

Educação Visual

 (2)

 (2)  (3) 4

11

Educação Tecnológica

 (2)

 (2)

4

Educação Física
Educação Física

 (3)

 (3)

 (3)

 (9)

Formação Pessoal e Social
Cidadania

 (2)

 (2)

 (2)

 (6)

Educação Moral e Religiosa

(1)

(1)

(1)

 (3)

Disciplina ou Área Curricular não disciplinar

(a defenir pela escola)

Tempo a cumprir

 (36)

 (36)  (36)

 (102)

 (108)

 

Escolas com este currículo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*