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2.º e 3.º Ciclos – Ensino Artístico Especializado

  Cursos Básicos Os cursos básicos do ensino artístico especializado podem ser frequentados em regime integrado, articulado ou supletivo e incluem as ofertas educativas de Música e de Dança e visam o desenvolvimento de interesses e vocações, das crianças e dos jovens, através da possibilidade de frequência de currículos que asseguram a aquisição das competências…

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Heterogeneidade Sociocultural

De forma a responder adequadamente à heterogeneidade sociocultural das crianças e jovens recém-chegados ao sistema educativo português, as escolas desenvolvem os mecanismos necessários à identificação dos grupos sociolinguísticos que compõem a sua população escolar e criam condições que assegurem a plena e eficaz integração de todas as crianças e jovens, cujo sucesso escolar está intrinsecamente…

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Avaliação e Certificação

Princípios da Avaliação A avaliação das aprendizagens baseia-se nos seguintes princípios: Coerência entre os processos de avaliação e as aprendizagens e competências desenvolvidas, de acordo com os contextos em que ocorrem; Utilização de técnicas e instrumentos de avaliação diversificados; Primazia da avaliação formativa, com valorização dos processos de autoavaliação regulada, e da sua articulação com…

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Rede Valorizar – Objetivos e orientações

Destina-se a assegurar a todos os cidadãos da RAA, maiores de 18 anos, o reconhecimento, a validação e a certificação de competências de nível básico, secundário e/ou profissional e o encaminhamento para formação académica e/ou profissional. A Rede Valorizar é um serviço do Governo Regional, estando os seus aspetos funcionais na dependência da Direção Regional…

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Ensino Recorrente Por Blocos Capitalizáveis

O Ensino Recorrente, pela via presencial ou mediatizada, permite a conclusão da escolaridade básica ou secundária e a aquisição de competências e conhecimentos essenciais para o desenvolvimento pessoal e profissional, em qualquer etapa da vida e de acordo com a disponibilidade própria, em qualquer momento do ano letivo, desde que esteja assegurado o número mínimo…

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Matrículas

Considerações gerais A frequência de qualquer modalidade de educação e ensino oficiais e do ensino particular e cooperativo, incluindo as escolas profissionais, implica uma matrícula ou renovação de matrícula. A matrícula tem lugar para ingresso pela primeira vez: Na educação pré-escolar; No 1º ciclo do ensino básico, quando a criança não tenha frequentado a educação…

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Apoio Educativo

O apoio educativo consiste na disponibilização de um conjunto de estratégias e atividades de apoio, de caráter pedagógico e didático, organizadas de forma integrada, para complemento e adequação do processo de ensino e aprendizagem, destinando-se, prioritariamente, às crianças ou jovens com graves dificuldades de aprendizagem. O apoio educativo concretiza-se nas unidades orgânicas, mediante a elaboração…

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Educação Especial

A educação especial enquanto modalidade de educação e ensino visa, à luz da legislação regional, responder a necessidades educativas especiais de caráter permanente, decorrentes de limitações ou incapacidades, que se manifestam de modo sistemático, com caráter prolongado e que são inerentes ao processo individual de aprendizagem, de participação na vivência escolar, familiar e comunitária. Estas…

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Empréstimo de Manuais Escolares

Beneficiários Alunos do 3.º ano ao 12.º ano de escolaridade, dos estabelecimentos de ensino básico e secundário diretamente dependentes da administração regional autónoma. Contrato O empréstimo de manuais escolares está sujeito à celebração de um contrato de comodato entre a unidade orgânica e o encarregado de educação ou aluno, quando maior de idade. Caução No…

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Os animais também sentem

Adotar um animal implica estabelecer uma relação duradoira de cumplicidade e satisfação das suas necessidades. Os cuidados que um bicho requer – alimentação adequada, consultas ao veterinário, passeios e carinho -, significam tempo, dedicação e investimento financeiro. Muitas vezes as pessoas cativam-se com a graciosidade dos filhotes e não se dão conta de que eles…

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Fase Regional do Concurso Nacional de Leitura

Os alunos Marta Rosa, da Escola Básica Integrada Francisco Ferreira Drummond, na Terceira, e André Costa, da Escola Secundária Manuel de Arriaga, no Faial, sagraram-se, em Angra do Heroísmo, vencedores da Fase Regional do Concurso Nacional de Leitura 2015/2016, respetivamente, nos níveis de 3.º Ciclo e do Secundário. Ao nível do 3.º Ciclo, foram ainda premiados Valéria…

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Concurso Nacional Leitura 2015-2016

Concurso Nacional de Leitura (CNL) é promovido pelo Plano Nacional de Leitura e cabe à Direção Regional da Educação, através do Plano Regional de Leitura, garantir a sua execução na Região Autónoma dos Açores. O objetivo central deste concurso é estimular o treino da leitura e desenvolver competências de expressão escrita e oral junto dos…

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Exposição Insetos em Ordem

Inserido no âmbito do Plano Regional de Leitura (PRL), e com o objetivo de ajudar a promover a literacia científica junto do público estudantil, em particular, e do restante público, em geral, o Governo dos Açores, através das Direções Regionais da Educação e da Ciência e Tecnologia, celebrou no passado dia 28 de novembro um…

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