Rede Valorizar – Objetivos e orientações

Destina-se a assegurar a todos os cidadãos da RAA, maiores de 18 anos, o reconhecimento, a validação e a certificação de competências de nível básico, secundário e/ou profissional e o encaminhamento para formação académica e/ou profissional.

A Rede Valorizar é um serviço do Governo Regional, estando os seus aspetos funcionais na dependência da Direção Regional do Trabalho, Qualificação Profissional e Defesa do Consumidor.

A Rede Valorizar encontra-se na dependência da Direção Regional da Educação e Formação no que diz respeito à validação e ao reconhecimento das competências académicas e, no que concerne à validação e ao reconhecimento de competências profissionais, da Direção Regional do Trabalho e Qualificação Profissional e Defesa do Consumidor.

A Rede Valorizar tem como objetivos:

  1. Assegurar a todos os cidadãos residentes nos Açores, maiores de 18 anos, uma oportunidade de qualificação e certificação, de nível básico, secundário e/ou profissional, reduzindo o défice de qualificação da população ativa e elevando os níveis de certificação da população adulta.
  2. Encaminhar, depois de operações de diagnóstico, adultos para respostas formativas adequadas às suas necessidades e perfis, permitindo o acesso a uma qualificação.
  3. Valorizar socialmente os processos de reconhecimento, validação e certificação de competências, escolar ou profissional.
  4. Implementar o dispositivo integrado de reconhecimento, validação e certificação de competências adquiridas em diferentes contextos de vida, nomeadamente em contexto profissional.
  5. Desenvolver competências que favoreçam a integração/reintegração de adultos no mercado de trabalho.
  6. Aumentar o nível de empregabilidade e progressão na carreira dos adultos.
  7. Promover a partilha de informação e experiência e disseminação de práticas bem-sucedidas.

 

Postos de Atendimento da REDE VALORIZAR

S. Miguel
Instalações
R. Dr. José Bruno Tavares Carreiro s/n
9500-110 PONTA DELGADA

Horário de funcionamento
Segunda a Sexta-feira, das 08:30 às 16:30.
Ilhas que abrange: S. Miguel e Sta. Maria

Terceira
Instalações
Travessa de Santo Espírito, n.º 2
9700 – ANGRA DO HEROÍSMO

Horário de funcionamento
Segunda a Sexta-feira, das 09:00 às 19:00; Sábado das 09:00 às 13:00
Ilhas que abrange: Terceira, Graciosa e S. Jorge

Faial
Instalações
Rua Conselheiro Medeiros, n.º 18
9900-144 – HORTA

Horário de funcionamento
Segunda a Sexta-feira, das 09:00 às 16:30; Sábado das 09:00 às 12:00
Ilhas que abrange: Faial, Pico, Flores e Corvo

5 comentários

  1. Catarina Azevedo, 14 Abril, 2018 às 10:26

    Boa tarde. Eu gostava de saber alguns contacto da rede valorizar no faial. Por que gostava de tirar o 12 ano mas só me falta uma disciplina e gostava de saber como posso fazer.

  2. Bom dia,
    Que documentação é necessária, para validação de competências, e todo o seu percurso para conclusão do ensino secundário.
    Obg.
    Cumps.

    Ana Rocha

  3. Olá, tenho 20 anos, gostaria de saber se é possivel inscrever me na rede valorizar no nivel secundário, quais são os requesitos.

    Cumps.

  4. Queria saber se posso tirar o nono ano á noite após 18 horas sou mãe solteira e dou dias para sustentar a casa queria fazer o nono ano e completar o secundário queria que me dessem informações como poderei fazer . Atenciosasamente fico a esperar a vossa resposta obrigado

    1. Maria AMSG. Leandro, 9 Março, 2018 às 12:07

      Pode fazer a inscrição para concluir o 9º ano de escolaridade através dos cursos do Programa REATIVAR (B3) numa escola ou na Rede Valorizar, onde também poderá verificar os horários dos cursos de oferta formativa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*