Os Cursos de Formação Profissional inseridos no Programa Formativo de Inserção de Jovens (PROFIJ) assumem-se como um itinerário formativo promotor do sucesso educativo dos jovens e, ao mesmo tempo, como um instrumento que contraria o abandono escolar precoce, permitindo a manutenção de jovens no sistema educativo, em linha com o Eixo 1 do Plano Integrado de Promoção do Sucesso Escolar – ProSucesso – Foco na qualidade das aprendizagens dos alunos.
Assim, os cursos de formação profissional no âmbito deste programa, constituem-se como uma modalidade de ensino ao dispor dos jovens que pretendem concluir os estudos de nível básico ou secundário, com recurso a um percurso escolar de caráter eminentemente prático, funcionando como um meio privilegiado para a inserção dos jovens no mercado de trabalho, na medida em que constituem uma via profissionalmente qualificante que aproxima os jovens e as empresas.
Os cursos de formação profissional no âmbito do PROFIJ conferem uma dupla certificação: habilitação académica equivalente ao 9.º ano de escolaridade ou ao 12.º ano de escolaridade e uma qualificação profissional de nível II ou IV, respetivamente e, de igual modo, permitem o acesso ao nível de ensino subsequente.
A estrutura curricular dos cursos de nível II tem por base os conteúdos programáticos dos cursos de educação e formação, enquanto os cursos de nível IV assentam nos referenciais de formação dos cursos de aprendizagem sendo que, em ambos os casos, os conteúdos da componente de formação tecnológica são os constantes do Catálogo Nacional de Qualificações. Os cursos de formação profissional no âmbito do PROFIJ incluem, ainda, uma componente de formação prática em contexto de trabalho.
Os cursos de formação profissional no âmbito do PROFIJ contemplam uma via destinada a alunos com percursos incompletos de nível básico (Tipo 3) ou secundário (Tipo 6) de educação, estando acautelada a permeabilidade entre cursos, de modo a rentabilizar o aproveitamento do aluno ao longo do seu percurso escolar.
Tipologia dos Itinerários – Condições de Acesso e Certificação
Percurso de Formação | Habilitação de Acesso | Duração (horas) | Certificação Escolar e Profissional | |
Mínima | Máxima | |||
Nível II – tipo 2 | 6.º ano de escolaridade ou equivalente | 1955 | 2430 |
9.º ano de escolaridade Qualificação profissional de nível II |
Nível II – tipo 3 | Frequência do 8.º ano de escolaridade ou equivalente | 1260 | 1335 | |
Nível IV – tipo 4 | 9.º ano de escolaridade ou equivalente | 3005 | 3595 |
12.º ano de escolaridade Qualificação profissional de nível IV |
Nível IV – tipo 6 | Frequência do 12.º ano de escolaridade ou equivalente, máximo de 3 disciplinas em atraso | 1375 | 1750 |
Objetivos
- Combater o insucesso e o abandono escolar;
- Ir ao encontro das necessidades específicas de diferentes grupos de alunos;
- Dotar os jovens com uma formação profissional qualificante de Nível II ou IV.
Requisito etário para ingresso nos cursos de formação profissional no âmbito do PROFIJ
- Curso de formação profissional de nível II:
Podem ser candidatos ao ingresso nos cursos de formação profissional no âmbito do PROFIJ de nível II os jovens com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos, à data de início do ano escolar.
- Curso de formação profissional de nível IV:
Podem ser candidatos ao ingresso nos cursos do PROFIJ IV os jovens com idade igual ou inferior a 22 anos, à data de início do ano escolar.
Matriz Curricular dos Cursos de Nível II – Tipo 2
Componentes de formação | Disciplinas | Domínios de Formação | Carga Horária (a) | |
Sociocultural | Línguas, Cultura e Comunicação | Língua Portuguesa | 160 | |
Língua Estrangeira | 120 | |||
TIC | 80 | |||
Cidadania e Sociedade | Cidadania e Mundo Atual | 160 | ||
Higiene, Saúde e Segurança no Trabalho | 30 | |||
Educação Física | 120 | |||
Subtotal | 670 | |||
Científica | Ciências Básicas | Matemática Aplicada | 180 | |
Disciplina específica 2 | 120 | |||
Subtotal | 300 | |||
Mínima | Máxima | |||
Tecnológica | Tecnologias | UFCD (b) | 775 | 1250 |
Prática | Estágio em contexto de trabalho (c) | 210 | ||
Total | 1955 | 2430 |
Matriz Curricular dos Cursos de Nível II – Tipo 3
Componentes de formação* | Disciplinas | Domínios de Formação | Carga Horária (a) | |
Sociocultural | Línguas, Cultura e Comunicação | Língua Portuguesa | 50 | |
Língua Estrangeira | 40 | |||
TIC | 20 | |||
Cidadania e Sociedade | Cidadania e Mundo Atual | 20 | ||
Higiene, Saúde e Segurança no Trabalho | 30 | |||
Educação Física | 40 | |||
Subtotal | 200 | |||
Científica | Ciências Básicas | Matemática Aplicada | 50 | |
Disciplina específica 2 | 25 | |||
Subtotal | 75 | |||
Mínima | Máxima | |||
Tecnológica | Tecnologias | UFCD (b) | 775 | 850 |
Prática | Estágio em contexto de trabalho (c) | 210 | ||
Total | 1260 | 1335 |
Escolas com este currículo
Instituição | Distrito | Telefone | Website | |
---|---|---|---|---|
Escola Básica e Secundária da Povoação | São Miguel | 296 550 030 | [email protected] | Ver website |
Escola Básica Integrada de Arrifes | São Miguel | 296205390 | [email protected] | Ver website |
Escola Básica Integrada dos Biscoitos | Terceira | 295908241 | [email protected] | Ver website |
Escola Secundária Manuel de Arriaga | Faial | 292 202 380 | [email protected] | Ver website |
Escola Básica Integrada de Ginetes | São Miguel | 296 950 120 | [email protected] | Ver website |
Escola Básica e Secundária das Flores | Flores | 292590600 | [email protected] | Ver website |