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Escola Básica e Secundária da Povoação vence prémio nacional de Física

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A equipa da turma de Física da Escola Básica e Secundária da Povoação, em São Miguel, foi a grande vencedora da 10.ª Edição do Prémio MEDEA, atribuído pela Sociedade Portuguesa de Física, numa cerimónia presidida pelo Secretário Regional da Educação e Cultura, Avelino de Meneses, e pela Presidente da Sociedade Portuguesa de Física, Maria Conceição Abreu e Silva. 

Perante uma audiência repleta de alunos da EBS da Povoação, a equipa do 12.º ano de Física (“Novelãos Team”) apresentou o projeto que lhes valeu o 1.º lugar entre 25 escolas de todo o País. 

 Partindo da premissa do concurso, que visa o estudo dos campos eléctricos e magnéticos de muito baixa frequência (0 a 300 Hz), que são produzidos por qualquer equipamento ou circuito eléctrico, os alunos da “Novelãos Team” efetuaram medições destes campos na sua escola, em ambiente doméstico e na vizinhança de linhas de transporte de energia elétrica, ao mesmo tempo que procuraram informação cientificamente credível sobre os eventuais efeitos destes campos na saúde humana.

Como resultado do trabalho, a equipa constatou que os valores dos campos eléctricos e magnéticos registados se encontravam dentro dos limites legais de exposição.

De acordo com a coordenadora, Professora Nídia Fidalgo, o projeto, que se iniciou a 29/10/2018 com o curso preparatório online “feX Mag3D /e-lab”, produzido pelo IST com o apoio da Sociedade Portuguesa de Física, envolveu a necessidade de um trabalho de preparação bastante exigente não só para alunos mas também para a própria professora, dada a complexidade dos conhecimentos necessários para o desenvolvimento do projeto, sendo que este trabalho foi, contudo, encarado com entusiasmo e motivação por toda a equipa, o que se refletiu no resultado final. 

 Os alunos Alexandre Sousa, André Pereira, Eduardo Raposo, João Rocha, Júlia Silva e Lucas Sousa, por sua vez, destacaram o facto de este trabalho colaborativo ter facilitado a aprendizagem da Física e de conceitos complexos que com esta abordagem se tornaram mais simples e fáceis de apreender. 

O trabalho final pode ser consultado na página criada pela equipa para divulgar todas as etapas do projeto.

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