Skip

Projetos açorianos distinguidos em Simpósio Internacional de Educação na Finlândia

Anabela Tristão Santos, docente na  EBS Tomás de Borba, foi a vencedora do prémio internacional “BEST EDUCATIONAL PRACTICES BY TEACHERS” atribuído pelo Simpósio Internacional de Educação LUMAT 2019, na Finlândia, que distinguiu o projeto desta docente sobre germinação de sementes Grow your own food! Dare to try it (even on the moon)!    Este projeto, que…

Ler mais...

“SOS Animais” no Evento Final da Apps for Good

“SOS Animais” é o nome da aplicação vencedora da 5.ª edição do Encontro Apps for Good – Açores, que decorreu no passado dia 22 de junho, na Escola Básica e Secundária Tomás de Borba, na Ilha Terceira. Esta aplicação, da autoria dos alunos Artur Sousa, João Caçador, Rodrigo Botelho, Rodrigo Pimentel e Vera Melo, alunos…

Ler mais...

I Desafio Kahoot de Cultura Geral dos Açores

O I Desafio Kahoot de Cultura Geral dos Açores é uma competição digital que terá lugar nas escolas da Ilha de São Miguel, com o propósito de envolver todos os alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclos de ensino através da plataforma Kahoot, que pelas suas características, tem funcionado junto dos alunos como um precioso…

Ler mais...

Parlamento dos Jovens 2018/2019

O programa Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República que conta, nos Açores, com a parceria da Assembleia Legislativa e das Direções Regionais da Educação e da Juventude. Este programa é dirigido aos jovens dos 2.º e do 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário e culmina com a realização…

Ler mais...

Concurso de provimento de pessoal docente 2019-2020

    Concurso de provimento de pessoal docente 2019-2020   Entre 27/02/2019 e 12/03/209 encontra-se aberto o prazo de apresentação de candidaturas ao Concurso Interno e Externo de Provimento de pessoal docente da Educação Pré-Escolar e dos Ensinos Básico, Secundário e Artístico para o ano escolar 2019-2020. Para mais informações, por favor, clique aqui.  

Ler mais...

Prémio Ousar, Intervir, Melhorar

Prémio Ousar, Intervir, Melhorar A Direção Regional da Educação instituiu o Prémio anual “Ousar, Intervir, Melhorar”, no sentido de reconhecer e valorizar as unidades orgânicas que dinamizam projetos próprios, criados ou adaptados por estas e que deem resposta aos problemas de natureza pedagógica com os quais se deparam. A criação deste prémio visa: Valorizar o…

Ler mais...

Plataforma REDA no ‘Outono Vivo’, Praia da Vitória, ilha Terceira

Tem lugar amanhã, dia 27 de outubro às 17:00, na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, na Praia da Vitória, a sessão de esclarecimento sobre a Plataforma REDA, com o contributo da professora Paula Cotter Cabral. Inserida no âmbito da XIII Edição do Festival Literário “Outono Vivo”, a sessão de esclarecimento tem como…

Ler mais...

1.ª Edição Con(RE)curso REDA – Divulgação dos vencedores

Com o objetivo de estimular a produção, a originalidade e a criatividade de recursos educativos digitais na plataforma REDA bem como de promover o espírito colaborativo e de partilha de recursos por parte dos professores, a Direção Regional da Educação promoveu a 1.ª edição do “Con(Re)curso REDA”, onde foram considerados todos os recursos originais submetidos…

Ler mais...

Concurso TOPA “Curtas com telemóvel” | Resultados

O júri decidiu por unanimidade não atribuir prémio, considerando que os vídeos apresentados, embora manifestem preocupação com o cumprimento dos objetivos e prazos propostos no respetivo regulamento, não reúnem a qualidade justificativa da sua atribuição.

Ler mais...

Encontro Probótica: Programação e Robótica no Ensino Básico – 25 DE MAIO – PONTA DELGADA

A Direção Regional da Educação promove, em parceria com a Direção-Geral da Educação (DGE), o Encontro Probótica: Programação e Robótica no Ensino Básico, no dia 25 de maio, na Escola Secundária Domingos Rebelo, em Ponta Delgada. O referido evento tem como principal finalidade aumentar os níveis de literacia digital dos alunos, promovendo a utilização de…

Ler mais...

WORKSHOP LABORATÓRIOS DE APRENDIZAGEM – “UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM ATIVA” – ILHA TERCEIRA

No âmbito do projeto Laboratórios de Aprendizagem*, a Direção Regional da Educação promove o workshop “Uma experiência de aprendizagem ativa”, direcionado a todos os docentes. Nos workshops, a realizar em Angra do Heroísmo e Praia da Vitória, serão abordados diversos temas/atividades, a saber: Atividade “Mistery box “; Atividade de aprendizagem com utilização de uma ferramenta…

Ler mais...

Alunos da EBS Mouzinho da Silveira na fase final do Concurso Literacia 3Di

  A Escola Básica e Secundária Mouzinho da Silveira (EBSMS) participou na iniciativa, promovida pela Porto Editora, Literacia 3Di – O desafio pelo conhecimento – nas quatro categorias a concurso: Matemática, Ciência, Leitura e Inglês, envolvendo alunos do 5º ao 8º ano de escolaridade. A iniciativa decorreu em três fases, local, distrital e nacional, sendo…

Ler mais...