Skip

EBI de Angra do Heroísmo integra projeto europeu Erasmus +

Screenshot 2019-12-10 at 16.51.48
Screenshot 2019-12-10 at 16.51.48

EBI de Angra do Heroísmo está envolvida, pela primeira vez, num projeto Erasmus + (Projeto Melissa) envolvendo parceiros da Escócia, Itália, Grécia e Estónia. objetivo geral do projeto é trabalhar em equipa com alunos e professores da Europa para aumentar o perfil da importância das abelhas a nível local, nacional e internacional dentro dos contextos ambiental, cultural e histórico. Assim, pretende-se:  

  • Estabelecer projetos de apicultura em todas as escolas envolvidas.  
  • Criar recursos educacionais multilinguais e transversais sobre abelhas e apicultura.  
  • Apresentar todo o trabalho do projeto numa feira sobre abelhas na escola de Craigclowan, em maio de 2021.  
  • Estabelecer boas relações de trabalho e amizade entre todos os parceiros e países envolvidos.  

Este projeto está estruturado em cinco fases chave, sendo a primeira a pesquisa da importância das abelhas em termos ambientais, históricos, culturais, científicos e matemáticos. Para além disso, serão feitas maquetes de colmeias. A segunda fase assentará na preparação e realização de um espectáculo dedicado à temática do projeto, bem como a criação de um clube de apicultura. Numa terceira fase, pretende-se pesquisar e plantar um jardim amigo das abelhas e preparar esquemas de trabalho relacionados com apicultura. A quarta fase do projeto consistirá na preparação de uma feira com atividades empresariais, design de rótulos de mel, elaboração de um livro de culinária sobre mel e criação de outros produtos relacionados com abelhas, para a feira. Na etapa final do projeto serão agrupados todos os materiais criados e desenvolvidos para se produzir um guia para professores sobre apicultura nas escolas. Será feito um inquérito sobre o impacto do projeto e a disseminação do mesmo 

Uma parte significativa deste projeto é dar aos nossos alunos a possibilidade de viajar e colaborar com alunos das escolas parceiras. As docentes responsáveis pelo projeto tiveram uma reunião preparatória em Verbania / Itália para planificar as várias etapas do projeto. A turma que participa no primeiro ano do projeto é a turma 4 do 9.º ano. A primeira mobilidade será em Angra do Heroísmo, de 3 a 6 de fevereiro de 2020. Em abril de 2020, de 27 a 30, dez alunos da turma serão selecionados para o segundo encontro, a ter lugar em Verbania, Itália. Durante esta viagem, os alunos farão ensaios e apresentarão o que prepararam num espectáculo de música, dança e poesia. Ficarão hospedados com famílias de acolhimento da escola italiana e, para além de trabalharem no projeto na escola, terão a oportunidade de visitar cidades e locais culturais e de interesse. A terceira mobilidade será na Estónia em outubro e serão feitos workshops de robótica e arte relacionados com abelhas. A última mobilidade está calendarizada para maio, na Escócia. Nesta última mobilidade com alunos, estes participarão numa feira onde será elaborado um projeto de mini-comercialização, embalagem, publicidade e marketing de produtos, será feito o design do programa para o evento, workshops (oficinas) de artesanato para fazer velas, produtos de mel, entre outros e serão apresentados e vendidos produtos ao público.  

De realçar que uma das atividades iniciais do projeto foi a elaboração de logótipos, por parte de todos os alunos envolvidos, tendo sido posteriormente selecionados três de cada país para votação internacional. O logótipo vencedor foi um da EBI de Angra do Heroísmo, feito pela aluna Eliana Vieira. Este logótipo será usado durante todo o projeto. 

Coloque a sua questão/sugestão

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*