Os cursos de formação profissional, no âmbito do Programa Formativo de Inserção de Jovens (PROFIJ), constituem-se como uma modalidade de ensino ao dispor dos jovens que pretendem concluir os estudos de nível básico ou secundário, com recurso a um percurso escolar de carácter iminentemente prático, funcionando como um meio privilegiado para a inserção dos jovens no mercado de trabalho, mas que permite, igualmente, o acesso ao nível de ensino subsequente.
Os cursos de formação profissional no âmbito do PROFIJ têm por objetivo facilitar a entrada dos jovens no mercado de trabalho, através de uma ação integrada entre os serviços de psicologia e orientação e os estabelecimentos de ensino, através da adequação entre a oferta formativa do ensino profissional e as necessidades do mercado de trabalho.
Os cursos de formação profissional no âmbito do PROFIJ, nível IV, tratam-se de cursos de dupla certificação, que conferem habilitação académica de 12.º ano e qualificação profissional de nível IV.
Os cursos de formação profissional no âmbito do PROFIJ, nível IV, contemplam duas vias (tipo 4 e tipo 6) consoante as condições de acesso dos alunos.
Tipologia dos Itinerários
Condições de Acesso e Certificação – cursos de nível secundário
Percurso de Formação |
Habilitação de Acesso |
Duração (horas) |
Certificação Escolar e Profissional |
|
Mínima | Máxima | |||
Nível IV – tipo 4 | 9.º ano de escolaridade ou equivalente | 3005 | 3595 |
12.º ano de escolaridade Qualificação profissional de nível IV |
Nível IV – tipo 6 | Frequência do 12.º ano de escolaridade ou equivalente, máximo de 3 disciplinas em atraso | 1375 | 1750 |
Matriz Curricular dos Cursos de Nível IV – tipo 4
Componentes de formação | Disciplinas | Domínios de Formação (a) | Carga Horária | |
Sociocultural |
Línguas, Cultura e Comunicação | Língua Portuguesa | 275 | |
Língua Estrangeira | 200 | |||
TIC | 100 | |||
Cidadania e Sociedade | Mundo atual | 100 | ||
DPS | 100 | |||
Educação Física | 180 | |||
Subtotal | 955 | |||
Científica |
Ciências Básicas
|
Matemática e Realidade | 200 | |
Outras | 200 | |||
Subtotal | 400 | |||
Mínima | Máxima | |||
Tecnológica (b) | Tecnologias | UFCD | 1050 | 1400 |
Prática | Estágio em contexto de trabalho | 600 | 840 | |
Total | 3005 | 3595 |
a) Cada domínio de formação organiza-se em Unidades de Formação de Curta Duração (UFCD), no entanto a avaliação realiza-se por domínio de formação nas componentes de formação sociocultural e científica.
b) Unidades de formação de curta duração – domínios de natureza tecnológica, técnica e prática, estruturantes da qualificação profissional visada, constante do Catálogo Nacional de Qualificações. Carga horária variável de acordo com os referenciais do Catálogo Nacional de Qualificações.
Matriz Curricular dos Cursos de Nível IV – tipo 6
Componentes de formação | Disciplinas | Domínios de Formação (a) | Carga Horária | ||
Mínima | Máxima | ||||
Sociocultural | Línguas, Cultura e Comunicação | Língua Portuguesa (b) | 75 | ||
Científica |
Ciências Básicas
|
Uma disciplina Em função do curso (c) |
50 | 75 | |
Tecnológica (d) | Tecnologias | UFCD | 1050 | 1400 | |
Prática | Estágio em contexto de trabalho | 200 | |||
Total | 1375 | 1750 |
a) Cada domínio de formação organiza-se em Unidades de Formação de Curta Duração (UFCD), no entanto a avaliação realiza-se por domínio de formação nas componentes de formação sociocultural e científica.
b) Carga horária correspondente ao 3.º ano da disciplina prevista para os cursos de Aprendizagem.
c) Carga horária variável em função da prevista para o 3.º ano da disciplina escolhida em função do curso.
d) Unidades de formação de curta duração – domínios de natureza tecnológica, técnica e prática, estruturantes da qualificação profissional visada, constante do Catálogo Nacional de Qualificações. Carga horária variável de acordo com os referenciais do Catálogo Nacional de Qualificações.
Escolas com este currículo
Instituição | Distrito | Telefone | Website | |
---|---|---|---|---|
Escola Básica e Secundária das Flores | Flores | 292590600 | [email protected] | Ver website |