Preferência Regional e Contingente Açores

Preferência regional

Os candidatos pelo contingente especial para a Região Autónoma dos Açores beneficiam de prioridade de colocação em 50% do número de vagas fixadas para cada curso da Universidade dos Açores e das Escolas Superiores de Enfermagem de Angra do Heroísmo e de Ponta Delgada que tenham indicado antes de quaisquer outras, nas opções válidas no seu boletim de candidatura.

Assim, pelo menos 50% das vagas dos estabelecimentos e ensino superior localizados na Região Autónoma dos Açores estão reservadas a estudantes que concorram pelo contingente da Região.

 

Contingente especial para candidatos oriundos da Região Autónoma dos Açores

No concurso nacional, 3,5% das vagas de todos os pares estabelecimento/curso localizados fora da Região são reservadas prioritariamente aos estudantes que concorrem pelo contingente especial da Região Autónoma dos Açores.

Os candidatos às vagas do contingente especial para a Região Autónoma dos Açores apenas podem concorrer a vagas desse contingente respeitantes a cursos congéneres dos professados na Universidade dos Açores desde que, também concorram, antes daquelas, às vagas dos cursos congéneres da referida universidade.

Se um par estabelecimento/curso a que o candidato pretende concorrer tiver congénere(s) na(s) instituição(ões) de ensino superior da Região Autónoma dos Açores, só beneficiará da reserva prioritária de vagas desde que concorra, antes daquele(s), às vagas do(s) pare(s) estabelecimento/curso(s) congéneres ministrados em instituições desta Região Autónoma.

Entende-se como curso congénere de um determinado curso aquele que, embora eventualmente designado de forma diferente, tenha o mesmo nível científico e ministre uma formação equivalente.

A lista dos cursos congéneres é divulgada anualmente pela Direção Geral do Ensino Superior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*