Os animais também sentem

Adotar um animal implica estabelecer uma relação duradoira de cumplicidade e satisfação das suas necessidades. Os cuidados que um bicho requer – alimentação adequada, consultas ao veterinário, passeios e carinho -, significam tempo, dedicação e investimento financeiro. Muitas vezes as pessoas cativam-se com a graciosidade dos filhotes e não se dão conta de que eles crescerão tornando-se, para alguns, menos atrativos e um fardo. Ao longo da sua vida, os animais entregam-se aos seus donos e apenas pedem em troca alimentação, carinho e cuidados. Este concurso pretende sensibilizar os alunos para a defesa dos direitos dos animais e o combate ao abandono e a todas as formas de maus-tratos.

Serão admitidos no concurso trabalhos de 2 categorias:

1. Texto com desenho ilustrado

Serão admitidos a concurso textos escritos, com desenho ilustrado, originais e redigidos individualmente, que incidam sobre o tema da campanha, de teor regional e de tipologia variada.

2. Banda desenhada

Sequência de imagens (desenhadas e/ou pintadas) que narra uma história, podendo incluir ou não texto (legendas, diálogos ou pensamentos). As imagens e os textos devem ser originais e respeitar o tema proposto.

Data limite de inscrição
Até 30 de janeiro, junto da Direção Regional da Educação, através do endereço dre.prl@azores.gov.pt

Envio dos trabalhos
Os trabalhos apurados na fase escolar devem ser enviados para dre.prl@azores.gov.pt até ao dia 13 de maio de 2016.

Divulgação dos vencedores
Os trabalhos vencedores serão divulgados até ao dia 3 de junho de 2016.

Resultados do concurso

Aliando-se ao ProSucesso, através do Plano Regional de Leitura, a Direção Regional da Agricultura, no âmbito da Campanha contra o abandono dos animais, encetou uma parceria com a Direção Regional da Educação com vista à realização do concurso escolar “Os animais também sentem”. Este concurso destinou-se aos alunos do 4º ano do ensino básico da Região Autónoma dos Açores e propôs a produção de trabalhos artísticos, nas vertentes de escrita e desenho, sobre temas relacionados com os direitos dos animais e o seu bem-estar. Este concurso visou essencialmente proporcionar aos alunos a vivência de experiências pedagógicas inovadoras e facilitadoras das aprendizagens futuras, contribuindo para o seu crescimento e formação enquanto futuros cidadãos responsáveis e conscientes da realidade que os envolve.

Este concurso teve como principais objetivos promover as aprendizagens previstas no Referencial do Currículo Regional para a Educação Básica, no âmbito dos seus temas transversais (Educação para o Desenvolvimento Sustentável e Açorianidade); sensibilizar os alunos para a defesa dos direitos dos animais e o combate ao abandono e a todas as formas de maus-tratos; dinamizar a implementação do Plano Regional de Leitura (PRL) nas práticas letivas das escolas da Região; promover competências de literacia de leitura e de escrita; fomentar o desenvolvimento de uma cidadania regional e local; sensibilizar para a importância do tratamento digno devido aos animais e divulgar e partilhar com a comunidade educativa os recursos educativos desenvolvidos nas várias escolas.

Após a avaliação do júri regional foram apurados os seguintes vencedores:

Categoria de texto com desenho ilustrado

Categoria de banda desenhada

Os alunos vencedores recebem livros oferecidos pela Direção Regional da Agricultura.
Todos os alunos participantes recebem um diploma e uma pequena lembrança e às respetivas escolas será atribuído um certificado de participação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*