Exposição Insetos em Ordem

Inserido no âmbito do Plano Regional de Leitura (PRL), e com o objetivo de ajudar a promover a literacia científica junto do público estudantil, em particular, e do restante público, em geral, o Governo dos Açores, através das Direções Regionais da Educação e da Ciência e Tecnologia, celebrou no passado dia 28 de novembro um protocolo de colaboração com o programa do Ministério da Educação e Ciência O Mundo na Escola. Através deste protocolo tornou-se possível fazer deslocar às ilhas de S. Miguel e Terceira as exposições itinerantes A Física no dia-a-dia na escola e Insetos em ordem, respetivamente.

A exposição Insetos em Ordem propõe um jogo de pista acessível a todas as idades, e desafia os visitantes a serem “biólogos por uma hora”. É uma exposição bilingue baseada em exemplares de coleções biológicas pertencentes a mais de 50 espécies de insetos. Os visitantes recebem à entrada da exposição um inseto conservado em resina. Para conseguir identificar a Ordem a que pertence (borboletas, libélulas, besouros, gafanhotos, etc.) e conhecer as suas características, nome específico do inseto, assim como outras curiosidades sobre o grupo, os visitantes percorrem uma chave dicotómica construída por caminhos que ligam as mesas de identificação aos módulos das 14 maiores ordens de insetos.

A exposição Insetos em Ordem estará patente no Centro de Ciência de Angra do Heroísmo/Observatório do Ambiente dos Açores, de 9 de janeiro a 4 de abril de 2015. As escolas que queiram proporcionar visitas de estudo aos seus alunos deverão contactar o Centro de Ciência, para agendarem o dia e hora, através do telefone 295 217 845. A exposição estará, igualmente, aberta ao público em geral nos dias e horas de funcionamento do Centro de Ciência de Angra do Heroísmo/Observação do Ambiente dos Açores. As visitas serão orientadas por uma equipa de técnicos especialistas na área.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*