Skip

XIV Mostra Nacional de Ciência com participação da Escola Secundária de Lagoa

Captura de ecrã 2020-11-25, às 22.40.54
Captura de ecrã 2020-11-25, às 22.40.54

A XIV Mostra Nacional de Ciência decorre este ano entre os dias 26 e 27 de novembro, em formato totalmente virtual, sendo possível participar em mostradeciencia.virtualarena.pt

 

A edição deste ano volta a reunir os melhores projetos de escolas de todo o País, nas áreas da Bioeconomia, Biologia, Ciências do Ambiente, Ciências Sociais, Economia, Engenharias, Física, Informática e Ciências da Computação, Matemática e Química. 

 

Os 54 projetos que este ano participam na mostra resultam de um processo de seleção realizado pelo Júri do 28.º Concurso Nacional para Jovens Cientistas, correspondendo a um total de 54 projetos, que representam um total de 100 jovens cientistas, com a orientação de 31 professores. 

 

A comunidade educativa dos Açores é representada pelos alunos Diogo Magalhães Sousa, Filipa Bizarro Vieira e Miguel Gonçalves Soares e pela Professora Maria Alexandra da Silva Seara Medeiros, da Escola Secundária de Lagoa.

 

O projeto desenvolvido por esta equipa, intitulado “Em busca de hospedeiros intermediários de Fasciola hepatica nos Açores”, incidiu sobre o problema desta doença infeciosa, muito comum em locais com as características dos Açores e que afeta sobretudo a criação de gado, uma área económica de extrema importância para o Arquipélago, e que possui ainda implicações para a saúde humana. 

 

A profundidade do trabalho de investigação (envolvendo técnicas de separação de extração de ADN, entre outras) e o domínio dos métodos laboratoriais por parte dos alunos da Escola Secundária de Lagoa terão sido os fatores decisivos na escolha do Júri, que o selecionou para a Mostra Nacional de Ciência, onde competirá com outros projetos nacionais de exceção. Durante o trabalho realizado, os alunos puderam adquirir conhecimentos valiosos para o seu futuro percurso escolar, assim como competências de trabalho em laboratório e em equipa.

 

Independentemente do resultado final, é um motivo de orgulho para toda a comunidade educativa dos Açores ter um representante nesta prestigiante montra nacional que premeia e reconhece os melhores da Ciência em Portugal, mas também um indicador muito relevante do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido na área da Ciência em muitas escolas dos Açores, que se têm destacado sucessivamente em eventos nacionais, como o Prémio Medea, da Sociedade Portuguesa de Física, ganho pela Escola Básica e Secundária da Povoação.

 

Aos alunos e professora da Escola Secundária de Lagoa, formulamos os nossos votos de sucesso e continuação de um trabalho excecional.

Coloque a sua questão/sugestão

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*