Skip

Projeto da Escola Gaspar Frutuoso representa os Açores na final Apps for Good

O projeto “ISPI – Internet Segura Para Idosos”, da autoria da equipa composta pelo Professor Pedro Alvim Pinheiro e pelos alunos Afonso Silva, Francisco Cabral, Francisco Narciso, Martim Correia e Martim Silva, do 6.º ano da Escola Básica Integrada da Ribeira Grande, será o representante açoriano na final nacional da 6.ª edição da Apps for Good, que decorrerá em Lisboa em setembro próximo.

Especialmente notável por se tratar de um projeto realizado em tempo de confinamento e ensino à distância, e por ter sido eleita na sessão regional do Norte, concorrendo com 36 projetos daquela zona do País (que incluiu equipas do 3.º ciclo), a app ISPI é um exemplo de aprendizagem colaborativa à distância, numa área particularmente exigente como é a criação de apps para dispositivos móveis. 

Durante o período de confinamento, a equipa do Professor Pedro Alvim Pinheiro (coordenador do Clube de Programação e Robótica da EBI de Ribeira Grande) realizou diversas videoconferências em que foram decididas funcionalidades e atribuídas tarefas de execução dos diferentes componentes da app. O resultado deste exigente trabalho (que foi desenvolvido em paralelo com as atividades letivas do dia a dia) teve o seu merecido reconhecimento na sessão do Encontro Regional Norte no dia 1 de julho, com a eleição para a final do Apps for Good. Esta competição é organizada a nível nacional pela CDI Portugal, sendo a maior competição nacional de criação de aplicações por jovens.

Esta app tem como principais funcionalidades a de ajudar os idosos a tomarem medidas de precaução para situações de risco quando utilizam a internet, facilita e organiza os contactos telefónicos dos familiares, permite conversar (chat) com outras pessoas (para combater o isolamento) e ainda disponibiliza uma série de jogos online (cartas, xadrez e palavras cruzadas). 

Esta iniciativa liderada pelo Professor Pedro Alvim Pinheiro é uma de várias que ao longo dos últimos meses tiveram lugar e que espelham o aturado trabalho de todas as comunidades educativas da Região em prol do progresso dos alunos açorianos em condições inéditas e desafiantes.

Por fim, refira-se que a Educação nos Açores possui um currículo particularmente feliz na iniciativa Apps for Good, uma vez que uma equipa da Escola Secundária Domingos Rebelo foi a grande vencedora nacional do Prémio do público da competição.

Coloque a sua questão/sugestão

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*