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Professora açoriana é finalista do Global Teacher Prize

A professora Paula Pereira Vieira, da Escola Básica e Secundária Armando Côrtes-Rodrigues, foi uma das seis finalistas da edição portuguesa do Global Teacher Prize (muitas vezes considerado o “Nobel” da Educação), pelo trabalho desenvolvido com o projeto “Filosofâncias”, que tem como objetivo estimular o pensamento crítico e filosófico em crianças do concelho de Vila Franca do Campo, cumprindo alguns dos princípios do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

A vencedora da edição de 2020 foi a Professora Sónia Peres Moreira, do Agrupamento de Escolas Escultor Fernando de Sá, enquanto que as Professoras Ana Maria Mendes, do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, e Ângela Morais, do Colégio Atlântico, foram distinguidas, respetivamente, com a Menção Honrosa Sustentabilidade Social e a Menção Honrosa Adaptação e Inovação no Ensino à Distância. 

O projeto “Filosofâncias”, apoiado pela Direção Regional da Educação e já anteriormente distinguido a nível nacional com um Selo “Escola Amiga da Criança”, foi incluído por um painel de especialistas em Educação na restrita lista de 6 projetos que, na perspetiva do Júri, presidido este ano a título honorário pelo Professor Doutor Laborinho Lúcio, se destacaram a nível nacional.

Para além do impacto direto junto dos alunos da Escola Básica e Secundária Armando Côrtes-Rodrigues, o projeto “Filosofâncias” chega agora a alunos de todas as ilhas dos Açores, uma vez que passou a fazer parte dos conteúdos do programa “Aprender em Casa”, emitido diariamente pela RTP Açores, estando os resumos disponíveis aqui

Esta distinção vem evidenciar o trajeto ascendente da qualidade e da quantidade de projetos pedagógicos inovadores que se têm implementado no sistema de ensino dos Açores, contribuindo inegavelmente para o incremento da qualidade das aprendizagens e dos resultados observados ano após ano, no âmbito do ProSucesso. 

 

 

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