Skip

IV Jornadas de Estudos Clássicos | 23 e 24 de fevereiro de 2022

O Projeto “Jornadas de Estudos Clássicos” nasceu em 2018 como evento integrado no Plano de Atividades do Departamento de Línguas Românicas e Línguas Clássicas da Escola Secundária Domingos Rebelo, em Ponta Delgada, sob a coordenação de Rui Tavares de Faria, mentor da iniciativa, e de Ana Catarina Gonçalves e o apoio da Direção Regional da Educação.

Este projeto visa promover, junto da comunidade educativa, o gosto pela Antiguidade Clássica, nos seus mais variados domínios. Aliados a este objetivo principal surgem outros propósitos: comprovar a importância do mundo antigo greco-romano na construção da matriz do pensamento ocidental, por um lado, e consciencializar alunos e docentes dos ensinos secundário e superior do valor que tem a aprendizagem das línguas clássicas na atualidade, por outro.

A primeira edição das Jornadas de Estudos Clássicos, que se realizou nos dias 23 a 25 de maio de 2018, abordaram o tema “Heróis, Deuses e Mitos da Antiguidade Clássica”. O Despacho número 446/2018 de 19 de março de 2018, emitido pela Secretaria Regional da Educação, equiparou a atividade a evento formativo, destinado a docentes de Português, Latim e Grego. No referido documento, pode ler-se que “a realização das I Jornadas de Estudos Clássicos [se] justifica porque se tem assistido, ultimamente, a um crescente interesse pelo estudo das línguas, das culturas e das civilizações clássicas”. Acrescenta-se, ainda, que “recentes projetos de âmbito nacional têm permitido a inclusão do ensino dos estudos clássicos nos curricula dos nossos alunos, já a partir do ensino básico” e que “tais medidas pedagógicas assumem particular importância nos dias de hoje, pois conduzem ao que se pode chamar de uma revitalização do que, noutros tempos, era visto como uma condição necessária para a compreensão e entendimento da matriz do pensamento ocidental: o ensino e a aprendizagem do Grego Antigo e do Latim.” O reconhecimento da importância deste projeto pela tutela regional revelou-se significativo, na medida em que se tem operado um diálogo consciente sobre o impacto que a realização de eventos desta natureza tem na formação de alunos e professores.

Em 2019, sob o tópico “Do Teatro Grego e Latino: origens, representações, influências e legado”, tiveram lugar as II Jornadas de Estudos Clássicos, nos dias 29 e 30 de abril. Esta edição pretendeu prestar homenagem póstuma ao Professor Doutor Walter de Medeiros. O ilustre latinista e tradutor de parte do teatro plautino nasceu em Ponta Delgada e foi Professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde ensinou, durante décadas, a língua e a literatura latinas. Foi um ‘professor apaixonado’, assim o definiram os seus antigos alunos presentes nas jornadas.

À semelhança das I Jornadas de Estudos Clássicos, também a segunda edição foi equiparada a evento formativo por Despacho da Secretaria Regional da Educação, com interesse e relevância para a avaliação dos docentes dos ensinos básico e secundário dos grupos disciplinares 300 e 310. O renovado reconhecimento do projeto levou a Comissão Organizadora a nomear uma Comissão Científica, integrando especialistas doutorados das Universidades dos Açores e de Coimbra. O projeto concebido a nível escolar ganhou outra dimensão e passou a envolver não só a Escola Secundária Domingos Rebelo, como também duas importantes universidades portuguesas.  Aproximar a realidade universitária aos ensinos básico e secundário constituiu uma estratégia relevante para fortalecer laços institucionais, uma vez que a relação por que se pautam a educação e a formação dos alunos deve estreitar-se e valorizar-se cada vez mais, com vista à promoção e à melhorar da diversificação das aprendizagens, segundo o Perfil do Aluno para o Século XXI.

Calendarizada para 2020, a edição das III Jornadas de Estudos Clássicos, subordinada ao tema «A Mulher na Antiguidade Clássica: papéis, representações e legado» passa a ter o apoio científico do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra. Embora previstas para os dias 2 e 3 de junho desse ano, a conjuntura pandémica inviabilizou a realização destas jornadas, pelo que acabaram por concretizar-se nos dias 28 e 29 de outubro de 2021. Desafios pela Direção Regional da Educação dos Açores, a Comissão Organizadora decidiu abraçar a 4.ª edição do evento, num tempo recorde, e organizá-la na Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade, em Angra do Heroísmo, em parceria com o seu órgão de gestão, o seu corpo docente e discente, para dar cumprimento à missão conceptual das Jornadas de Estudos Clássicos e abordar a temática “Gregos e Romanos em Festas”, numa altura em que, embora destituída de festejos por questões de segurança da saúde pública, se recorda a pujança das comemorações carnavalescas que, há décadas, colocam a ilha Terceira no topo da festa!

Coloque a sua questão/sugestão

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*