Skip

“Constrói o teu Robô” – Concurso Atelier do Código – NOVAS DATAS

14 de março de 2021
14 de março de 2021

A Direção Regional da Educação e a Associação Nacional de Professores de Informática promovem a iniciativa “Constrói o teu Robô, concurso Atelier do Código” com o objetivo geral de motivar professores e alunos para um envolvimento transversal com as áreas da computação, da programação e da robótica, bem como de incentivar o trabalho colaborativo em torno de um projeto comum.

A participação no concurso “Constrói o teu Robô” implica que uma equipa de quatro ou mais alunos conceba e construa um objeto, com a aparência vulgarmente associada a um robô, recorrendo à reutilização de materiais que teriam como destino a reciclagem ou o lixo indiferenciado, tendo por base um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pela Organização das Nações Unidas.

Esta iniciativa tem como destinatários os alunos dos 1.º e 2.º ciclos abrangidos pelo programa “Atelier do Código”. Os projetos têm de ser orientados por um ou mais professores e desenvolvidos no ano letivo em curso. 

 

Atendendo à situação de ensino à distância, que afeta um número considerável de participantes, foram alteradas as seguintes datas:

Submissão: 15 de maio, NOVA DATA: 4 de junho;

Lista de premiados: 4 de junho, NOVA DATA: 11 de junho;

Envio de projetos: 15 de junho, NOVA DATA: 25 de junho;

 

Quaisquer dúvidas ou questões devem ser endereçadas a [email protected].

Serão premiados os primeiros dois classificados em cada categoria. Os prémios serão atribuídos às unidades orgânicas.

6 comentários

  1. Bom dia
    A inscrição de alunos de modo individual não é mesmo possível?
    Obrigada

    1. João PR. Pacheco, 16 Março, 2021 às 11:11

      Um dos objetivos expressos no regulamento do concurso é a promoção do trabalho cooperativo, razão pela qual se requer a inscrição de equipas de alunos com um mínimo de quatro elementos.
      Existe uma componente pedagógica associada ao concurso, que tem por base o desenvolvimento de competências variadas, elencadas no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória, entre as quais as competências de relacionamento interpessoal, de desenvolvimento pessoal e autonomia, de informação e comunicação, de raciocínio e resolução de problemas, e de pensamento crítico e pensamento criativo.
      Todas estas áreas de competência se desenvolvem com a interação entre pares, com o debate e a discussão de ideias. O concurso não é meramente a execução de um trabalho manual, para ver quem constrói a peça mais bonita. O robô deve ser orientado para a resolução de um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), identificados pela Organização das Nações Unidas. A equipa de alunos deverá tomar contacto com os ODS e escolher um problema e pensar na forma de o resolver. Prevê-se que haja uma componente de discussão e de debate criativo, pois é nessa interação que os nossos alunos se desenvolvem. Por outro lado, a participação no concurso abarca várias vertentes, sendo sugerida a distribuição de tarefas como forma de responsabilização de cada elemento e de divisão do trabalho. A própria submissão do projeto, que será feita pela unidade orgânica, prevê a apresentação de um documento (apresentação, vídeo, ou outro) no qual sejam referidas as responsabilidades de cada elemento da equipa.
      Acreditamos que os alunos que pretendem inscrever-se individualmente terão a capacidade de encontrar 3 (três) colegas com quem possam unir esforços e participar.

  2. Bom dia.
    Eu já fiz a inscrição no concurso das minhas equipas. Existe possibilidade editar dados em ficha( adicionar mais um professor? etc….)

    Minutas de autorização preciso ter agora, mas entregar no fim do concurso?

    1. Joao PR. Pacheco, 5 Março, 2021 às 12:28

      Bom dia,

      O formulário não permite a edição das respostas já submetidas. Envie as alterações pretendidas para [email protected].

      Os documentos de “Declaração de cedência dos direitos de imagem dos elementos submetidos a concurso” deverão ser enviados juntamente com a submissão dos projetos a concurso, pelo que só serão estritamente necessários para os projetos submetidos (recordamos que cada unidade orgânica submete apenas um projeto por categoria).
      Será recomendável recolher as declarações de todos os participantes, uma vez que a unidade orgânica pode pretender fazer promoção / divulgação da atividade com imagens de projetos que não venha a submeter.

  3. Bom dia.
    O prazo de inscrições das equipas mantém-se até ao dia 28 de fevereiro? Ou prazo foi alargado até ao dia 14 de março?
    Cumprimentos,
    Fernando Silva

    1. Sandra PMS. Silva, 1 Março, 2021 às 14:22

      Confirmamos que o prazo para inscrição das equipas foi alargado para o dia 14 de março.

Coloque a sua questão/sugestão

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*