No passado dia 4 de setembro, realizou-se na Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade, em Angra do Heroísmo, o 7.º Encontro Regional de Tecnologias na Educação (ERTE 7), promovido pela Direção Regional da Educação e Administração Educativa (DREAE).
Este ano o tema foi “A Inteligência Artificial na Educação”. A inteligência artificial (IA) já não é a ficção que, em 2001, Spielberg levou às salas de cinema. Hoje, temos IA um pouco por toda a parte, sem sequer percebermos. Na educação não é diferente. A IA tem chegado sem se fazer anunciar, operando algumas transformações e uma série de mudanças significativas, algumas delas visíveis na personalização de alguns sistemas de aprendizagem, possibilitando a recolha e análise de grandes quantidades de dados de alunos, preferências de aprendizagem e desempenho, por exemplo.
Ambientes de aprendizagem adaptados, ajustados em termos de dificuldade e ritmo de cada aluno, procurando o máximo potencial de cada um, a automação de algumas tarefas administrativas e a análise de tendências e padrões, que possam melhorar o sistema educativo como um todo, são, já, uma realidade em muitos sistemas educativos da Europa e do mundo.
Esta ferramenta, que pode ajudar a melhorar experiências educativas e sucesso dos alunos, levanta, também, questões éticas que devem ser acauteladas, assim como outras relacionadas com a segurança online.
Na sétima edição do Encontro Regional de Tecnologias na Educação, tivemos a oportunidade de analisar alguns dos contributos que a IA pode trazer à nossa educação, partilhando conhecimento e experiências que, seguramente, serão enriquecedoras e poderão trazer novos olhares sobre uma temática que ainda tem tanto de atual como de desconhecida.
Veja ou reveja o evento AQUI.
Aceda às nossas redes sociais Facebook e Instagram para se manter a par das nossas notícias.