No 3º ciclo, o ensino organiza-se segundo um plano curricular unificado, integrando áreas vocacionais diversificadas, e desenvolve-se em regime de um professor por disciplina ou grupo de disciplinas.
No 3.º ciclo reforça-se a abordagem disciplinar especializada, de modo a garantir o aprofundamento e a sistematização das diferentes aquisições do conhecimento científico, tecnológico e artístico, sem prejuízo da manutenção da gestão articulada das aprendizagens, de modo a promover a capacidade de interpretação da realidade complexa em que os alunos vivem e agem como cidadãos. O 3.º ciclo orienta-se, assim, na linha das tendências curriculares dominantes no mundo ocidental para este nível, para o desenvolvimento e desempenho das competências-chave do ensino básico, através do aprofundamento e consolidação de conhecimentos, métodos e atitudes que permitam o prosseguimento de estudos em vias académicas ou profissionalizantes.
Matriz Curricular do 3.º ciclo
(Anexo IV do DLR nº 21/2010/A de 24 de junho)
| Componentes do Curriculo e carga horária semanal | Distribuição Indicativa SEGMENTOS DE 45’ | Total do ciclo | ||||||||
| 7º | 8º | 9º | Mínimo | Máximo’ | ||||||
| Línguas | ||||||||||
| Português |
(5) |
(5) | (5) |
15 |
||||||
|
Língua Estrangeira |
(3) | (3) | (3) |
(8) |
16 |
9 |
18 |
|||
| Língua Estrangeira II |
(3) |
(3) | (3) |
(8) |
9 |
|||||
|
Ciências Sociais e Humanas |
||||||||||
| História |
(3) |
(2) | (3) | (8) |
14 |
8 |
16 |
|||
| Geografia |
(2) |
(3) | (3) |
(6) |
8 |
|||||
| Matemática | ||||||||||
| Matemática |
(5) |
(5) |
(5) |
15 |
||||||
| Ciências Físicas e Naturais | ||||||||||
| Ciências Naturais |
(3) |
(2) | (2) | (6) | 13 |
7 |
15 |
|||
| Físico Química |
(2) |
(3) |
(3) |
(7) |
8 |
|||||
| Educação Visual |
(2) |
(2) | (3) | 4 |
11 |
|||||
| Educação Tecnológica |
(2) |
(2) |
4 |
|||||||
| Educação Física | ||||||||||
| Educação Física |
(3) |
(3) |
(3) |
(9) |
||||||
| Formação Pessoal e Social | ||||||||||
| Cidadania |
(2) |
(2) |
(2) |
(6) |
||||||
| Educação Moral e Religiosa |
(1) |
(1) |
(1) |
(3) |
||||||
|
Disciplina ou Área Curricular não disciplinar (a defenir pela escola) |
||||||||||
|
Tempo a cumprir |
(36) |
(36) | (36) |
(102) |
(108) |
|||||