O Programa Ler Açores, criado pela Resolução do Conselho do Governo n.º 151/2020, de 28 de maio, junta o Plano Regional de Leitura, a Rede de Leitura Pública e a Rede Regional de Bibliotecas Escolares num programa unificado, tornando a promoção do livro e da leitura um objetivo transversal às políticas culturais e sociais na Região Autónoma dos Açores.
O Ler Açores é um programa que pretende, a médio prazo (horizonte 2030), o aumento sustentado dos níveis da literacia e de leitura, a diversificação das tipologias e dos suportes da leitura e o enraizamento dos hábitos de leitura em todos os estratos da população residente nas diversas ilhas do arquipélago.
O Plano Regional de Leitura (PRL) é um complemento do Plano Nacional de Leitura (PNL), contemplando obras de autores ou de temática açoriana que não estejam incluídas na listagem nacional. O Plano Regional de Leitura (PRL) não se esgota na lista que agora se apresenta, complemento da indicada anteriormente, entendendo-se o mesmo como um processo dinâmico, que acompanha a evolução da literatura nacional e regional.
CRITÉRIOS SELEÇÃO DAS OBRAS:
- Álbuns cuja qualidade estética permita, aos pré-leitores e leitores iniciais, um desenvolvimento harmonioso da sua sensibilidade, imaginação e inteligência;
- Obras narrativas, líricas e dramáticas, de complexidade progressiva, que ofereçam uma leitura literária;
- Obras clássicas de leitura infantil e juvenil, assim como narrativas provindas do património tradicional;
- Livros de natureza informativa marcados pelo rigor e adequação aos públicos infantil e juvenil;
- Livros de atividades que potenciem uma leitura funcional;
- Livros que, pelo seu conteúdo, possam ir ao encontro de projetos definidos em ambiente escolar ou similar.
PÚBLICO-ALVO (faixa etária)
- Dos 0 aos 14 anos
- Dos 15 aos 25 anos
- Maiores de 25 anos
SUGESTÃO DE LEITURA
- Apoio a projetos | Natal | Natureza e defesa do ambiente | Corpo humano e saúde | Teatro | História regional | Aprendizagem da Língua | Arte | Temas científicos | Ensaística | Interculturalidade
- Leitura autónoma
- Leitura com apoio dos pais / educador(a)
- Leitura em voz alta
- Leitura orientada
- Sugestão de leitura