O Domínio da Leitura no 1.º Ciclo: Práticas para a gestão da sua aprendizagem e treino no contexto atual.
Esta iniciativa enquadra-se na necessidade urgente de se dar lugar à partilha de estratégias que colaborem na gestão curricular e didático-pedagógica das aprendizagens identificadas como estruturantes na área de Português, entre as quais se destaca a relevância do desenvolvimento da competência leitora nos anos iniciais do ensino básico.
Porque todos devemos colaborar neste processo exigente de definição de respostas, os três webinars disponibilizados, neste evento formativo, constituem-se como sugestões de operacionalização do currículo e de estratégias específicas para a promoção da fluência leitora. Definem-se, sobretudo, como uma oportunidade de reflexão partilhada entre diferentes profissionais de educação da Região, que se encontram direta ou indiretamente implicados no ensino da leitura.
Webinar 1
Neste webinar, são explicitadas as aprendizagens estruturantes que comportam o currículo do 1.º ciclo, considerando, particularmente, as relativas ao domínio da Leitura (e Escrita). Procura-se evidenciar em que medida é possível assegurar uma gestão de conteúdos em prol de uma promoção efetiva da aprendizagem e do treino da leitura, bem como sustentar práticas avaliativas congruentes com o ensino e a aprendizagem.
Webinar 1 Os desafios da aprendizagem da leitura no contexto presente: como gerir o currículo e avaliar? Data – 10 de maio de 2021 Horário – 17h00 – 18h00 Oradora – Odília Machado Potenciais destinatários · Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico · Órgãos Executivos · Conselhos Pedagógicos · Núcleos de Educação Especial e Serviços de Psicologia e Orientação · Outros docentes e técnicos interessados na temática · Outros intervenientes (pais, encarregados de educação…)
Links de acesso: |
Webinars 2 e 3
Nestes webinars, dá-se lugar à partilha sugestiva de estratégias para a promoção da fluência em leitura, considerando perfis diferenciados de aprendizagem.
No webinar 2, dá-se a explicitação dos passos didáticos que podem ser incluídos em dinâmicas de trabalho que visam a melhoria das capacidades de precisão e velocidade leitoras, que obrigam, necessariamente, ao treino da leitura de palavras.
O webinar 3 incide sobre as diferentes fases em que se pode organizar o treino da leitura de texto, revertendo as mesmas não só para ambas as capacidades anteriormente mencionadas, mas também para a melhoria da prosódia, entre outras aprendizagens essenciais ao domínio da leitura.
Webinar 2 Fluência leitora de palavras: como treinar e avaliar?
Data – 12 de maio de 2021 Horário – 17h00 – 18h00 Oradoras Anabela Sousa Potenciais destinatários · Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico: o Professores titulares de 1.º, 2.º, 3.º anos o Professores de apoio educativo o Professores de educação especial · Outros docentes e técnicos interessados na temática · Outros intervenientes educativos (pais, encarregados de educação…)
Links de acesso:
|
Webinar 3 Fluência leitora de texto: como treinar e avaliar?
Data – 17 de maio de 2021 Horário – 17h00 – 18h00 Oradoras Maria Graça Borges Potenciais destinatários · Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico: o Professores titulares de 2.º, 3.º e 4.º Anos o Professores de apoio educativo o Professores de educação especial · Outros docentes e técnicos interessados na temática · Outros intervenientes educativos (pais, encarregados de educação…)
Link de acesso: |