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Sessão (in)formativa sobre Avaliação | Professor Doutor Domingos Fernandes

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Nos passados dias 5, 6 e 7 de novembro, em São Miguel, Terceira e Pico, vários docentes dos Açores estiveram presentes numa sessão (in)formativa sobre Avaliação, a cargo do Professor Doutor Domingos Fernandes (do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa), numa iniciativa da Direção Regional da Educação.

Numa época de mudança de paradigma a nível curricular, a publicação do Decreto Legislativo Regional n.º 16/2019/A, de 23 de julho, o novo Currículo Regional da Educação Básica, e ainda do Decreto-Lei 55/2018, de 6 de julho, para o ensino secundário, traz para os Açores a Autonomia e Flexibilidade Curricular. Decorrente dos princípios orientadores destes diplomas, as portarias da Avaliação correlacionadas procuram destacar a importância da avaliação para as aprendizagens dos alunos, baseadas nos pressupostos do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e das Aprendizagens Essenciais de cada disciplina.

As sessões versaram sobretudo sobre como levar a cabo uma avaliação para as aprendizagens, destacando-se a importância da clara definição de critérios de avaliação e a elaboração de perfis de aprendizagens específicas, que deverão definir o desempenho dos alunos, de forma holística, ou seja, num todo de saber, saber fazer e saber ser.

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