Skip

Projeto-piloto “Literacia para os Media” chega aos Açores

logo_media_jornalismo
logo_media_jornalismo

O projeto-piloto sobre Literacia para os Media, resultante da parceria entre o Sindicato dos Jornalistas e o Ministério da Educação, com o apoio do Centro Protocolar de Formação para Jornalistas e com o Alto Patrocínio da Presidência da República, pretende promover o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos, nomeadamente no que se refere às competências de leitura e de análise da informação, de forma crítica e autónoma, por forma também a desenvolver competências da cidadania democrática.

Foram convidadas a integrar o projeto-piloto sete unidades orgânicas da Região Autónoma dos Açores: EBS Flores, EBS Madalena, EBS S. Roque do Pico, EBS Lajes do Pico, ES Manuel de Arriaga, ES Lagoa e ES Jerónimo Emiliano de Andrade, podendo a reportagem sobre o primeiro encontro, na Ilha do Pico, ser vista aqui.

A implementação do projeto-piloto nos Açores inicia-se com a realização de uma oficina de formação presencial – “Literacia dos Media e Jornalismo: práticas pedagógicas com os media e acerca dos media” –, destinada a docentes do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, e terá lugar na Escola Básica e Secundária da Madalena (ilha do Pico), nos dias 8 fevereiro, 29 de fevereiro e 21 de março de 2020, com a duração de 20 horas, a que seguirão outras 20h de trabalho autónomo.

Esta formação presencial terá uma componente teórico-prática que disponibilizará aos docentes metodologias, recursos e ferramentas com aplicação pedagógica, os quais poderão usar nas atividades de Literacia para os Media, através da metodologia de trabalho de projeto, em contexto de sala de aula. Esta formação tem o objetivo de ajudar a comunidade escolar a distinguir os conteúdos falsos (fake news) dos verdadeiros que circulam nos mais variados sítios da internet, designadamente nas redes sociais, bem como ajudar a desenvolver o espírito crítico sobre as notícias e outros conteúdos noticiosos, como imagens, por exemplo.

 

Coloque a sua questão/sugestão

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*