O III Encontro ProSucesso teve lugar nas manhãs dos dias 10 e 11 de setembro e decorreu totalmente através de videoconferência. Dedicado ao tema da Avaliação, este foi um evento da Direção Regional da Educação aberto a todos os elementos das comunidades educativas das escolas da Região, com prioridade para as lideranças, nomeadamente elementos do conselho executivo, coordenadores de departamento e de projetos, equipa ProSucesso e diretores de turma.
O Secretário Regional da Educação e Cultura abriu o Encontro no dia 10, tendo-se seguido uma conferência proferida pelo Juiz Conselheiro Laborinho Lúcio, intitulada “A educação e a escola: um amor em tempos de peste”.
Neste dia, foi feito o balanço do acompanhamento realizado em 2019/20 pela Comissão Coordenadora do ProSucesso junto das escolas e o painel “Como avaliar para as aprendizagens?” com a partilha de experiências pedagógicas de dois docentes de Geometria Descritiva e Matemática, respetivamente.
No dia 11, realizaram-se quatro ateliês temáticos em simultâneo, também sobre a temática da avaliação, seguidos da comunicação sobre os desafios para o ano letivo 2020/21.
O Diretor Regional da Educação encerrou o Encontro no dia 11 de setembro.
O Encontro assinalou ainda o Dia do ProSucesso, que anualmente marca o início das aulas nas Escolas de toda a Região.
PROGRAMA
- 10 de setembro
SESSÃO DE ABERTURA
Avelino Meneses | Secretário Regional da Educação e Cultura – (vídeo disponível)
CONFERÊNCIA
A educação e a escola: um amor em tempos de peste – (vídeo disponível)
Juiz Conselheiro Laborinho Lúcio
BALANÇO DO ACOMPANHAMENTO REALIZADO EM 2019/20 – (vídeo e apresentação disponíveis)
Comissão Coordenadora do ProSucesso
COMO AVALIAR PARA AS APRENDIZAGENS? │PAINEL
− Rotinas e excecionalidades em Geometria Descritiva │ Sónia Bárbara – ES Vitorino Nemésio – (vídeo e apresentação disponíveis)
− Concretizar a avaliação pedagógica em contexto de E@D na disciplina de Matemática do ensino secundário │ João Neves – ES Jerónimo Emiliano de Andrade – (vídeo e apresentação disponíveis)
- 11 de setembro
COMO AVALIAR (PARA) AS APRENDIZAGENS? | ATELIÊS TEMÁTICOS
A1 – Monitorizar para vencer desafios – Inglês 1.º e 2.º ciclos │ Elisabete Tavares – EBS Tomás de Borba (Apresentação e anexos disponíveis: 1, 2, 3, 4, 5)
A2 – Estratégias organizativas ao serviço da aprendizagem da leitura: o lugar do feedback │ Luís Paiva – EBI Lagoa e Anabela Sousa – EBI Arrifes
A3 – Porque diversificando também se prepara para a Prova Final de Matemática │ Ana Paiva – EBI Topo
A4 – As Salas de Fuga e o Tik Tok na Avaliação para as Aprendizagens │ José Freire – EBI Roberto Ivens
SÍNTESE DOS ATELIÊS TEMÁTICOS
OS DESAFIOS PARA O ANO LETIVO 2020/21 – (vídeo e apresentação disponíveis)
DRE | Comissão Coordenadora do ProSucesso
ENCERRAMENTO – Rodrigo Reis | Diretor Regional da Educação