Prémio Ousar, Intervir, Melhorar
A Direção Regional da Educação instituiu o Prémio anual “Ousar, Intervir, Melhorar”, no sentido de reconhecer e valorizar as unidades orgânicas que dinamizam projetos próprios, criados ou adaptados por estas e que deem resposta aos problemas de natureza pedagógica com os quais se deparam.
A criação deste prémio visa:
- Valorizar o trabalho realizado pelas escolas no combate ao insucesso e abandono escolares;
- Contribuir para melhorar as condições de ensino e aprendizagem dos alunos;
- Dar a conhecer aos seus pares, comunidade escolar e sociedade em geral os resultados do trabalho desenvolvido na unidade orgânica em prol do sucesso educativo;
- Promover o sucesso educativo.
O Prémio 2019 reporta-se a projetos desenvolvidos no ano letivo 2017-18, ao qual concorreram duas unidades orgânicas com 2 projetos que abrangem um total de 226 alunos, no 1.º e 3.º ciclos.
As candidaturas apresentadas foram avaliadas com base no impacto que teve o projeto na melhoria de quatro ou mais dos seguintes indicadores no(s) ano(s) de escolaridade ou no(s) ciclo(s) de ensino em que o projeto foi implementado:
- Taxa de progressão;
- Taxa de desistência;
- Média da avaliação final de uma ou mais disciplinas que concorrem diretamente para o projeto;
- Média das Provas Finais/ Exames Nacionais;
- Assiduidade;
- Indisciplina.
Dos dois projetos a concurso, o júri decidiu atribuir o 1.º prémio a Musicalidades da Língua, da Escola Básica Integrada Francisco Ferreira Drummond.
Não foi atribuído o segundo prémio nem a Menção Honrosa, por se considerar que o segundo projeto a concurso não reunia o cunho inovador requerido pelo mesmo.
O prémio consiste no valor pecuniário de 5000,00 € (cinco mil euros).