No 2º ciclo, o ensino organiza-se por áreas curriculares/disciplinas de formação básica e desenvolve-se predominantemente em regime de professor por área, numa lógica de articulação vertical e horizontal, estabelecem-se no currículo áreas de saber já mais específicas mas, no geral, integradoras de mais do que um campo disciplinar.
Pretende-se neste ciclo gerar a gradual perceção da especialidade dos conhecimentos, mas acentuando a sua integração em unidades curriculares que tornem visível a construção interdisciplinar do saber. Por isto se preconiza que a distribuição dos docentes seja, sempre que possível, por áreas e se defende a importância de uma gestão curricular articulada horizontalmente, liderada pelo diretor de cada turma.
Matriz Curricular do 2.º ciclo
(Anexo III do DLR nº 21/2010/A de 24 de junho)
| Componentes do currículo (por área disciplinar) | 
 Carga Horária Semanal (x 45’)  | 
|||
| 5º | 6º | Total no ciclo | ||
| Línguas e estudos sociais | ||||
| Português | (5) | (5) | (10) | (22) | 
| Língua Estrangeira I | (3) | (3) | (6) | |
| História e Geografia de Portugal | (3) | (3) | (6) | |
| Matemática e Ciências | ||||
| 
 Matemática Ciências da Natureza  | 
 (5) (3)  | 
 (5) (3)  | 
 (10) (6)  | 
(16) | 
| Educação Artística e Tecnológica | ||||
| Educação Visual e Tecnológica | (2) | (4) | (12) | |
| Educação Musical | (4) | (2) | ||
| Educação Física | ||||
| Educação Física | (3) | (3) | (6) | |
| Formação Pessoal e Social | ||||
| 
 Cidadania Educação Moral e Religiosa Disciplina (a)/Área Curricular Não Disciplinar a definir pela escola (b)  | 
 (2) (1)  | 
 (2) (1)  | 
 (4) (2)  | 
|
| Tempo a cumprir | 
 31 
  | 
 31 
  | 
 62 
  | 
|