No 2º ciclo, o ensino organiza-se por áreas curriculares/disciplinas de formação básica e desenvolve-se predominantemente em regime de professor por área, numa lógica de articulação vertical e horizontal, estabelecem-se no currículo áreas de saber já mais específicas mas, no geral, integradoras de mais do que um campo disciplinar.
Pretende-se neste ciclo gerar a gradual perceção da especialidade dos conhecimentos, mas acentuando a sua integração em unidades curriculares que tornem visível a construção interdisciplinar do saber. Por isto se preconiza que a distribuição dos docentes seja, sempre que possível, por áreas e se defende a importância de uma gestão curricular articulada horizontalmente, liderada pelo diretor de cada turma.
Matriz Curricular do 2.º ciclo
(Anexo III do DLR nº 21/2010/A de 24 de junho)
Componentes do currículo (por área disciplinar) |
Carga Horária Semanal (x 45’) |
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5º | 6º | Total no ciclo | ||
Línguas e estudos sociais | ||||
Português | (5) | (5) | (10) | (22) |
Língua Estrangeira I | (3) | (3) | (6) | |
História e Geografia de Portugal | (3) | (3) | (6) | |
Matemática e Ciências | ||||
Matemática Ciências da Natureza |
(5) (3) |
(5) (3) |
(10) (6) |
(16) |
Educação Artística e Tecnológica | ||||
Educação Visual e Tecnológica | (2) | (4) | (12) | |
Educação Musical | (4) | (2) | ||
Educação Física | ||||
Educação Física | (3) | (3) | (6) | |
Formação Pessoal e Social | ||||
Cidadania Educação Moral e Religiosa Disciplina (a)/Área Curricular Não Disciplinar a definir pela escola (b) |
(2) (1) |
(2) (1) |
(4) (2) |
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Tempo a cumprir |
31
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31
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62
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