Skip

Início

ERTE

Bem-vindo ao Portal do Pensamento Computacional nos Açores. Ao longo destas páginas vamos dar a conhecer o que fazemos para desenvolver o Pensamento Computacional nos alunos dos Primeiro e Segundo Ciclos.

Reconhecendo a necessidade de mudança na resposta educativa, que dote o aluno de competências que lhe permitam solucionar ativamente problemas e, simultaneamente, proporcionar ao mercado de trabalho um profissional altamente competente, vários países têm introduzido no seu currículo escolar o pensamento computacional.

O projeto Pensamento Computacional foi coordenado pelo professor Miles Berry, da Universidade de Roehampton, em Londres, também responsável pelo desenho e implementação do pensamento computacional nas escolas de Inglaterra. No ano letivo 2021/2022, que constituiu o primeiro ano do projeto nos Açores, foi dada formação a todos os professores tutores das vinte e nove escolas aderentes e foram ainda criadas ferramentas a utilizar nos anos seguintes pelos alunos. Deste modo, em 2022/2023, o projeto entrou, efetivamente, nas salas de aula açorianas, com os já referidos professores tutores a realizarem atividades lúdico-didáticas com os alunos. Neste ano, o foco recaiu no 1.º ano de escolaridade, estando previsto, para o próximo ano, abranger os 1.º e 2.º anos de escolaridade (aqueles que, no ano anterior, já o tinham frequentado) e assim sucessivamente até todos os alunos do 1.º ao 6.º ano de escolaridade estarem abrangidos pelo projeto.