Teve lugar no dia 27 de maio, o 13.º Encontro Digital da Leya “A dinâmica do jogo como estratégia de aprendizagem”, destinado a Professores e Pais/Encarregados de Educação.
Apresentado pelo professor Carlos Pinheiro*, este webinar é dedicado aos videojogos e às suas vantagens na educação. Durante a sessão, o orador explica como a introdução de elementos e dinâmicas do jogo na conceção de estratégias de aprendizagem podem ter um impacto positivo e significativo no sucesso escolar.
PROGRAMA DA SESSÃO:
- As vantagens pedagógicas dos videojogos
- Exemplos de implementação por áreas disciplinares (temas, engagement e avaliação)
- Exemplos de videojogos com potencialidade educativas (Minecraft, Discovery Tour, Math Blaster, Civilization)
- Videojogos vs gamificação (clarificação do conceito de gamificação «Utilização de elementos de design do jogo em contextos de não-jogo»)
- Exemplos práticos de gamificação na educação (Quest to Learn, Khan Academy, Ás do PorMat)
- Como implementar de forma simples um projeto de gamificação em contexto de educação
Duração: 60 minutos
Assista aqui ao vídeo completo.
Descarregue aqui a apresentação.
Os Encontros Digitais ocorrem em streaming. Todos os participantes podem colocar questões em directo aos formadores ou por escrito, no acto da inscrição. O acesso é gratuito e a inscrição pode ser feita diretamente na página da Leya Educação
*Carlos Pinheiro, especializado em Ciências da Comunicação é Formador de professores nas áreas das Tecnologias Educativas e das Bibliotecas Escolares. É Professor bibliotecário e coordenador interconcelhio da Rede de Bibliotecas Escolares.