Skip

Desporto Escolar – Açores

A Direção Regional de Educação e Administração Educativa (DREAE) dá as boas vindas a todos aqueles que estarão connosco no presente ano letivo de 2022/2023. Certos de que toda a dinâmica desportiva escolar se pauta pela dedicação e excelência, a DREAE está sempre ao vosso dispor, desejando votos de um excelente trabalho. O Desporto Escolar Açores (DEA), é um projeto integrante da orgânica da DREAE e anteriormente gerido pela Direção Regional do Desporto dos Açores.

O Projeto

Conjunto das práticas lúdico-desportivas e de formação com objeto desportivo desenvolvidas como complemento curricular e ocupação dos tempos livres, num regime de liberdade de participação e de escolha, integradas nos planos de atividades das escolas e coordenadas no âmbito do sistema desportivo.

Destinatários

As atividades do Desporto Escolar destinam-se a todos os alunos de todos os ciclos, níveis e modalidades de ensino das escolas da Região.

Participação

A Lei de Bases do Sistema Educativo (Lei n.º 46/86, de 14 de outubro), destaca o papel do Desporto Escolar na promoção da saúde e condição física, na aquisição de hábitos e condutas motoras saudáveis e no entendimento do desporto como fator cultural, promovendo a solidariedade, cooperação, autonomia e criatividade, devendo ser fomentada a sua gestão pelos alunos praticantes, de forma voluntária, salvaguardando-se a orientação técnico-pedagógica por docentes qualificados, nos diversos estabelecimentos de ensino da Região.

A participação e dinamização das atividades devem ser adequadas respeitar o enquadramento etário, psicomotor e desportivo bem como os interesses e necessidades dos participantes.

O Desporto Escolar desenvolve-se em quatro níveis de participação:

  1. No primeiro nível, nas Atividades Desportivas Escolares (ADE);
  2. No segundo nível, nos Jogos Desportivos Escolares (JDE);
  3. No terceiro nível, em atividades físicas e desportivas com ou sem enquadramento federado, através dos Clubes Desportivos Escolares (CDE);
  4. No quarto nível, na participação nas atividades do Desporto Escolar Nacional e Internacional (DEN).

Coordenação

As normas específicas de organização do DEA são reguladas e coordenadas por orientações da DREAE, em articulação com a Direção Regional do Desporto e com as escolas.

Atividades

  1. Corta-Mato Escolar
  2. Megas Escolares
  3. Jogos Desportivos Escolares

Regulamento DEA 2023/2024 (atualizado) – Adenda

Calendário DEA 23/24 

Contatos

Telefone: 295 401 100 / 295 401 140

Email: