“SOS Animais” é o nome da aplicação vencedora da 5.ª edição do Encontro Apps for Good – Açores, que decorreu no passado dia 22 de junho, na Escola Básica e Secundária Tomás de Borba, na Ilha Terceira. Esta aplicação, da autoria dos alunos Artur Sousa, João Caçador, Rodrigo Botelho, Rodrigo Pimentel e Vera Melo, alunos da Escola Profissional da Ribeira Grande, orientados pelo professor Ricardo Mousinho, tem como função ajudar na identificação de animais desaparecidos, permitindo informar rapidamente com o máximo de detalhe possível as entidades mais apropriadas.
A Apps for Good é uma competição mundial que junta todos os anos centenas de jovens entre os 10 e os 18 anos que em equipa, são convidados a utilizar a tecnologia para resolver de forma criativa problemas sociais concretos.
A equipa vencedora irá agora representar os Açores no Evento Final Apps for Good, no dia 13 de setembro na Fundação Gulbenkian, onde estarão as melhores equipas de todo o país.
Também mereceu destaque a aplicação “Move in Pico”, que recebeu o Prémio do Público. Criada pelos alunos Nísia Fontes e Leonardo Costa da Escola Básica e Secundária da Madalena, Pico, sob orientação dos professores Rui Fontes e Eugénia Amaral, a aplicação permite consultar os horários dos vários transportes dentro e fora do Pico, assim como os vários serviços e atividades disponíveis aos visitantes.
Esta é uma área em que os alunos açorianos têm obtido ótimos resultados, uma vez que já em 2018, duas alunas açorianas, Catarina Caçador e Beatriz Melo, da Escola Secundária Domingos Rebelo, receberam o Prémio do Público, na competição nacional.
Organizada no nosso país pela CDI Portugal, é a maior competição nacional de criação de aplicações por jovens, e possui um alcance mundial, envolvendo nas últimas edições mais de 30 000 jovens em diferentes países.