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Parceria de Intervenção Comunitária “Sucesso Educativo – Escola, Comunidade, Família”

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O objetivo geral desta parceria é o de promover o sucesso educativo, reduzindo a retenção e o absentismo, bem como o de aumentar as expectativas dos vários intervenientes – alunos, docentes, famílias, não-docentes e outro agentes comunitários – acerca das capacidades e competências dos alunos em alcançar metas de aprendizagem, melhorar a sua performance social e empregabilidade futuras.

A parceria utiliza uma abordagem ecológica e colaborativa para a promoção do sucesso educativo e recorre à investigação-ação e consultoria comunitária.

A perspetiva ecológica pretende proporcionar uma imagem abrangente e multinível dos fenómenos sociais, tendo em consideração fatores associados ao ambiente e/ou contexto sociopolítico (Swartz & Martins, 1997), à família, escola e comunidade em geral. (Ornelas, 2008). De acordo com a abordagem ecológica (Kelly, 2006), a interdependência entre os vários níveis em análise possibilita que a intervenção no contexto escolar influencie não só o espaço escola mas também a restante comunidade, famílias e outros agentes sociais. A coordenação de esforços entre os vários intervenientes é crucial para a obtenção dos resultados pretendidos.

No que concerne a consultoria comunitária, são desenvolvidas parcerias articuladas e sustentadas entre os vários intervenientes, no sentido de promover a cooperação intergrupos, através da identificação de temas e objetivos comuns para alcançar a missão conjunta.

No ano letivo 2016/17, a parceria entre as Secretarias Regionais da Educação e Cultura e da Solidariedade Social e a Câmara Municipal de Lagoa foi desenvolvida nas três unidades orgânicas do concelho de Lagoa (EBI Água de Pau, EBI de Lagoa e ES de Lagoa) e contou com a coordenação científica de uma equipa do Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA), chefiada pelo Professor José Henrique Ornelas. O papel das equipas ISPA de investigação-ação e de formação foi estruturado para dar resposta a um desafio multidimensional, no espaço temporal de 14 meses (maio de 2016 – julho de 2017).

Foram organizados espaços de formação no sentido de reforçar competência e qualidade na intervenção educativa dos docentes das três escolas do Concelho de Lagoa e dos técnicos de ação social, assim como reuniões de trabalho com as diversas entidades envolvidas.

No final da intervenção, ocorreu uma melhoria significativa nas médias dos resultados dos alunos e observou-se uma redução na retenção e absentismo escolar. Como produto final do projeto a equipa de investigação-ação produziu um Manual, contendo os resultados formativos e sumativos de todas as etapas do projeto.

Em 2017/18, a parceria foi implementada nas duas unidades orgânicas do concelho de Vila Franca do Campo (EBI de Ponta Garça e EBS Armando Côrtes-Rodrigues) com o apoio da Câmara Municipal do concelho.

Em 2018/19, foi alargada aos concelhos de Nordeste e Povoação, contando, igualmente, com o apoio dos respetivos municípios. Em 2020/21, aderiram as unidades orgânicas dos concelhos de Ribeira Grande – EBI da Maia, e de Ponta Delgada – EBI de Arrifes, à qual se junta, em 2020/21, a ES das Laranjeiras.

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