No dia 30 de março, teve lugar, no auditório da Escola Básica e Secundária Tomás de Borba, a sessão de apresentação do Plano Nacional das Artes, destinada às escolas, às autarquias e aos agentes culturais da ilha Terceira.
A sessão foi apresentada pelo Comissário do Plano Nacional das Artes (PNA), Paulo Pires do Vale, que, acompanhado pela coordenadora intermunicipal, Maria Emanuel Albergaria, apresentou o Plano Nacional das Artes, sublinhando a sua abrangência e transversalidade e as potencialidades que o seu desenvolvimento podem trazer às comunidades envolventes, no âmbito da educação e cultura.
No final da sessão, a entidade anfitriã presenteou os participantes com a atuação do quarteto de jazz da escola, “TB Jazz Quartet”, composto pelos alunos Leonor Castro, Afonso Silva, Tomé Cota e Denis Postvougar.
Nos Açores, são 7 as escolas que já aderiram ao PNA:
- Na ilha de S. Miguel:
- Escola Básica Integrada de Rabo de Peixe;
- Escola Básica Integrada da Maia;
- Escola Básica Integrada de Capelas (através do projeto Novas Rotas);
- Escola Secundária Antero de Quental;
- Escola Secundária da Ribeira Grande.
- Na ilha Terceira:
- Escola Básica e Secundária Tomás de Borba;
- Escola Básica Integrada da Praia da Vitória.
O evento contou com a presença da Diretora Regional da Educação, Nídia Inácio, e da Subdiretora Regional da Cultura, Sandra Garcia.
O Plano Nacional das Artes procura tornar as artes mais acessíveis aos cidadãos, em particular às crianças e aos jovens, através da comunidade educativa, pela promoção da participação, da fruição e da criação cultural, numa lógica de inclusão e de aprendizagem ao longo da vida. Um outro objetivo é o de incentivar o compromisso cultural das comunidades e das organizações e desenvolver redes de colaboração e parcerias com entidades públicas e privadas, nomeadamente trabalhando em articulação com os planos, programas e redes já existentes.
Fonte das fotografias: DRE