O sistema alimentar atual, desde a produção ao consumo, é adverso à saúde ambiental e dos seres vivos, contribuindo para a perda na biodiversidade e mudanças climáticas, que, por sua vez, provocam impactos profundos na qualidade e quantidade alimentar. É emergente a conscientização e atuação transversal e abrangente, sendo a escola um espaço idílico na fomentação de hábitos e práticas saudáveis e sustentáveis.
Com o objetivo primordial de identificar projetos e práticas que visam promover a sustentabilidade alimentar em contexto escolar, foi elaborado um estudo, no âmbito de um trabalho de investigação inserido na Unidade Curricular “Investigação em Alimentação Coletiva e Restauração”, da Pós-Graduação em Nutrição, Alimentação Coletiva e Restauração. Na qual são partilhados os resultados, em formato de e-book, com intuito de consciencializar e promover práticas mais sustentáveis pela comunidade escola, aliada à promoção dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, inseridos na Agenda 2030 da ONU, na promoção de sociedades e comunidades mais sustentáveis, equitativas e saudáveis.
Os resultados obtidos serão alvo de análise e reflexão por esta Direção Regional, em particular no desenho do diagnóstico da situação e na projeção e implementação de medidas e ações eficazes e a incluir no projeto de combate e prevenção ao desperdício alimentar nas escolas da Região e na promoção da sustentabilidade alimentar em contexto escolar.”
EBOOK Sustentabilidade Alimentar Escolas da Região