Skip

Oferta Formativa do Ensino Secundário 2021/2022 – Escolas Públicas e Particulares

Cursos de formação profissional no âmbito do Programa Formativo de Inserção de Jovens (PROFIJ)
Cursos de formação profissional no âmbito do Programa Formativo de Inserção de Jovens (PROFIJ)

Oferta Formativa do Ensino Secundário para o ano letivo 2021/2022 – Escolas Públicas e Particulares

A lecionação efetiva dos cursos a iniciar no 10.º ano de escolaridade dos cursos científico-humanísticos e 1.º ano dos cursos profissionais e PROFIJ IV está condicionada à análise dos mapas provisórios de constituição de turmas e número mínimo de alunos, preconizado no Regulamento de Gestão Administrativa e Pedagógica de Alunos (Portaria N.º 75/2014, de 18 de novembro).

 

Cursos Científico-Humanísticos

Conferem, após a sua conclusão, o diploma do nível secundário de educação – 12.º ano –  e o certificado de qualificação profissional de nível III.

Estes cursos estão vocacionados para o prosseguimento de estudos de nível superior.

 

Cursos de formação profissional no âmbito do Programa Formativo de Inserção de Jovens (PROFIJ)

O PROFIJ visa a qualificação de jovens e a sua inserção no mundo do trabalho, através de uma estratégia pedagógica que promove a aproximação do jovem à escola e ao mercado de trabalho por via de uma formação profissional qualificante. Os cursos de nível IV, tipo 4 ou 6, correspondentes à titularidade do ensino secundário permitem o prosseguimento de estudos de nível superior, mediante a realização das provas de ingresso determinadas por cada par estabelecimento/curso e a qualificação profissional de nível IV, de acordo com Quadro Nacional de Qualificações.

 Os desafios impostos pelo alargamento da escolaridade obrigatória para os 12 anos de escolaridade e/ou 18 anos de idade, bem como o facto de um número considerável de jovens oriundos de outros percursos de nível secundário procurar reorientar o seu percurso, ingressando nos cursos de formação profissional no âmbito do PROFIJ em busca de uma alternativa para a conclusão do seu percurso escolar, motivaram a criação de um percurso intermédio que capitalize as aprendizagens já realizadas nos cursos científico-humanísticos com vista à conclusão do ensino secundário mediante um percurso de dupla certificação, tendo sido regulamentada uma nova via destinada a alunos com percursos incompletos de nível secundário de educação – PROFIJ Nível IV, tipo 6 –.

É condição de ingresso num curso de formação profissional de nível IV – tipo 6 –  ter frequência do 12.º ano de escolaridade ou equivalente, com o máximo de 3 disciplinas sem aproveitamento do plano curricular frequentado.

Considera-se disciplina o conjunto dos anos que a compõe no respetivo plano curricular.

 

Cursos Profissionais

Os cursos profissionais conferem, após a sua conclusão, o diploma de nível secundário de educação e o certificado de qualificação profissional de nível IV.

Estes cursos estão vocacionados para a qualificação inicial dos alunos, privilegiando a sua inserção no mercado de trabalho, mas permitindo o prosseguimento de estudos de nível superior, mediante a realização de exames nacionais obrigatórios e as provas de ingresso determinadas por cada par estabelecimento/curso.

 

 Cursos do Ensino Recorrente por Blocos Capitalizáveis

O Ensino Recorrente é uma modalidade de Ensino Secundário que tem como objetivo criar uma segunda oportunidade para quem abandonou precocemente a escola ou não conseguiu completar a escolaridade no período normal.

Os cursos do Ensino Secundário Recorrente permitem conciliar a frequência de estudos com uma atividade profissional e também possibilitam o prosseguimento de estudos no Ensino Superior.

O Ensino Secundário Recorrente na Região Autónoma dos Açores reparte-se pelo Ensino Recorrente por Blocos Capitalizáveis e o Ensino Recorrente por Blocos Capitalizáveis Mediatizado, que compreendem os seguintes cursos:

  • Curso de Ciências Exatas
  • Curso de Ciências Humanas

 

Cursos do Ensino Artístico Especializado

Os Cursos Artísticos Especializados proporcionam formação nas áreas da Dança, da Música, das Artes Visuais e dos Audiovisuais. São vocacionados, consoante a área artística, para o prosseguimento de estudos ou orientados na dupla perspetiva da inserção no mercado do trabalho e do prosseguimento de estudos.

São destinatários os jovens com o 9.º ano de escolaridade ou equivalente. 

 

Cursos do Programa Reativar

O Programa Reativar, assume-se como um programa destinado à promoção de uma escolarização de segunda oportunidade, desenvolve-se, preferencialmente, em contextos não formais de educação de adultos e segundo percursos de dupla certificação que conferem, simultaneamente, uma formação profissional associada a uma progressão escolar, com equivalência ao 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, denominados B1, B2 e B3 e ao ensino secundário, designados S3-Tipo A, S3-Tipo B e S3-Tipo C.

No ensino secundário, os percursos designados S3-Tipo A, S3-Tipo B e S3-Tipo C, são constituídos pelas Componentes de Formação de Base e Formação Tecnológica, podendo ser desenvolvidos cursos com apenas uma das suas componentes – Cursos de Formação de Base.

Estes cursos abrangem toda a população adulta que busca apenas uma habilitação escolar e desenvolvem-se em horas de formação, a saber, por percurso/habilitação académica a conferir:

         S3 TIPO A – 1150h a 1250h – ensino secundário

         S3 TIPO B – 625h – 11.º e 12.º anos

         S3 TIPO C – 315h – 12.º ano

Os percursos formativos de dupla certificação – habilitação académica e qualificação profissional – são tutelados integralmente pela DRQPE.

Em anexo, listagem de cursos de nível secundário que vão ser lecionados, no ano letivo 2021/2022, nas escolas do ensino  regular da RAA.

6 comentários

  1. ola gostaria de saber como posso tirar o 12 ano online . pois devido ao facto que trabalho e gostaria de ter o secundario e so tenho o 9 ano .como posso fazer .obrigado

    1. Mónica ARV. Pires, 11 Junho, 2018 às 15:58

      A resposta a esta questão foi enviada por email, no dia 11 de junho de 2018.

  2. Gostaria de saber se vão abrir cursos para tirar o 12 no reativar agora em 2018/2019

    1. Mónica ARV. Pires, 5 Junho, 2018 às 15:37

      A resposta a esta questão foi enviada por email, no dia 04 de junho de 2018.

  3. Bom dia Exmo(a).
    Vim por este meio saber se é possível acabar o 12° ano de escolaridade online?

    Melhores cumprimentos

    1. Mónica ARV. Pires, 26 Março, 2018 às 10:21

      A resposta a esta questão foi enviada por email, no dia 26 de março de 2018.

Coloque a sua questão/sugestão

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*