Oferta Formativa Ensino Secundário – Ano letivo 2018/2019

Cursos Científico-Humanísticos
Conferem, após a sua conclusão, o diploma do nível secundário de educação – 12.º ano –  e o certificado de qualificação profissional de nível III.
Estes cursos estão vocacionados para o prosseguimento de estudos de nível superior.
Cursos de formação profissional no âmbito do Programa Formativo de Inserção de Jovens (PROFIJ)
O PROFIJ visa a qualificação de jovens e a sua inserção no mundo do trabalho, através de uma estratégia pedagógica que promove a aproximação do jovem à escola e ao mercado de trabalho por via de uma formação profissional qualificante. Os cursos de nível IV, tipo 4 ou 6, correspondentes à titularidade do ensino secundário permitem o prosseguimento de estudos de nível superior, mediante a realização das provas de ingresso determinadas por cada par estabelecimento/curso e a qualificação profissional de nível IV, de acordo com Quadro Nacional de Qualificações.
Os desafios impostos pelo alargamento da escolaridade obrigatória para os 12 anos de escolaridade e/ou 18 anos de idade, bem como o facto de um número considerável de jovens oriundos de outros percursos de nível secundário procurar reorientar o seu percurso, ingressando nos cursos de formação profissional no âmbito do PROFIJ em busca de uma alternativa para a conclusão do seu percurso escolar, motivaram a criação de um percurso intermédio que capitalize as aprendizagens já realizadas nos cursos científico-humanísticos
com vista à conclusão do ensino secundário mediante um percurso de dupla certificação, tendo sido regulamentada uma nova via destinada a alunos com percursos incompletos de nível secundário de educação – PROFIJ Nível IV, tipo 6 – .
É condição de ingresso num curso de formação profissional de nível IV – tipo 6 –  ter frequência do 12.º ano de escolaridade ou equivalente, com o máximo de 3 disciplinas sem aproveitamento do plano curricular frequentado.
Considera-se disciplina o conjunto dos anos que a compõe no respetivo plano curricular.
Cursos Profissionais
Os cursos profissionais conferem, após a sua conclusão, o diploma de nível secundário de educação e o certificado de qualificação profissional de nível IV.
Estes cursos estão vocacionados para a qualificação inicial dos alunos, privilegiando a sua inserção no mercado de trabalho, mas permitindo o prosseguimento de estudos de nível superior, mediante a realização de exames nacionais obrigatórios e as provas de ingresso determinadas por cada par estabelecimento/curso.
Cursos do Ensino Recorrente por Blocos Capitalizáveis
O Ensino Recorrente é uma modalidade de Ensino Secundário que tem como objetivo criar uma segunda oportunidade para quem abandonou precocemente a escola ou não conseguiu completar a escolaridade no período normal.
Os cursos do Ensino Secundário Recorrente permitem conciliar a frequência de estudos com uma atividade profissional e também possibilitam o prosseguimento de estudos no Ensino Superior.
O Ensino Secundário Recorrente na Região Autónoma dos Açores reparte-se pelo Ensino Recorrente por Blocos Capitalizáveis e o Ensino Recorrente por Blocos Capitalizáveis Mediatizado, que compreendem os seguintes cursos:
 
  • Curso de Ciências Exatas
  • Curso de Ciências Humanas
Cursos do Ensino Artístico Especializado
Os Cursos Artísticos Especializados proporcionam formação nas áreas da Dança, da Música, das Artes Visuais e dos Audiovisuais. São vocacionados, consoante a área artística, para o prosseguimento de estudos ou orientados na dupla perspetiva da inserção no mercado do trabalho e do prosseguimento de estudos.
São destinatários os jovens com o 9.º ano de escolaridade ou equivalente. 
Cursos do Programa Reativar
No âmbito da escolaridade de 2.ª oportunidade (educação de adultos) o Programa Reativar, assume-se como um programa que destinado à promoção de uma escolarização de segunda oportunidade, desenvolve-se, preferencialmente, em contextos não formais de educação de adultos e segundo percursos de dupla certificação que conferem, simultaneamente, uma formação profissional de Nível 1, 2, 3 e 4, associada a uma progressão escolar, com equivalência ao 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, denominados B1, B2 e B3 e ao ensino secundário, designados S3-Tipo A, S3-Tipo B e S3-Tipo C.
Sendo constituídos pelas Componentes de Formação de Base e Formação Tecnológica, a título excecional, podem ser desenvolvidos cursos com apenas uma das suas componentes:
  • Cursos da Formação de Base, correspondentes aos 1º, 2º e 3º ciclos do Ensino Básico, denominados Cursos de Nível Básico de Educação B1, B2 e B3, e de Nível Secundário de Educação designados S3-Tipo A, S3-Tipo B e S3-Tipo C. Abrangem toda a população adulta que busca apenas uma habilitação escolar e desenvolvem-se em horas de formação, a saber, por percurso/habilitação académica a conferir:
         B1 – 440h – 1.º ciclo do ensino básico
         B2 – 490h – 2.º ciclo do ensino básico
         B3 – 940h – 3 .º ciclo do ensino básico
         S3 TIPO A – 1150h a 1250h – ensino secundário
         S3 TIPO B – 625h – 11.º e 12.º anos
         S3 TIPO C – 315h – 12.º ano
  • Percursos formativos de dupla certificação – habilitação académica e qualificação profissional – tutelados integralmente pela DREQP.

19 comentários

  1. Bom dia, venho por este meio me apresentar
    Sou a Carolina Moniz licenciada em Serviço Social pela Universidade dos Açores e de momento estou a frequentar o 2º do Mestrado em Educação e Formação de Adultos.

    Neste ano lectivo irei dar inicio à redacção da minha dissertação cujo tema é estudar os “Motivos da população adulta para frequentar o programa Reativar”, o estudo irá ser realizado na Escola Profissional da Ribeira Grande, sendo uma das várias instituições que oferecem este programa.

    Desta forma, venho por este meio se me pudessem facultar informações sobre o panorama geral de oferta neste ano lectiva na Região Autónoma dos Açores, sobretudo quantas escolas, numero de formandos que tipo de cursos tal como outra informação pertinente.
    Queria também saber como é realizado em casos de que os formandos encontram-se em ilhas mais remotas? Se têm a possibilidade de realizar online.

    Já pesquisei alguma legislação, mas se tiverem legislação mais recente fica desde já grata pelo vosso contributo.

    Aguardo resposta da vossa parte

  2. Bom dia, de momento estou a realizar um estudo sobre o programa reactivar, e através de um quadro com a vossa oferta formativa, apenas observei que na RAA, em São Miguel 2 escola oferecem este curso, 2 na Terceira e 1 no Faial. Questiono me se será apenas estas ou se existe informações mais recentes.

    Outra questão é no caso de ilhas de não são oferecidas este programa, como é que o podem fazer? existe alguma forma de ser online?

    Obrigada

  3. Bom dia,
    Estou a residir no Dubai e gostaria de saber se é possivel acabar o meu 12 ano online?

    Comprimentos
    Tatiana Martinho

  4. gostava de saber como se pode ter aulas á noite pra quem ja esta fora da escola á muito tempo e pra quem é casada e teÊm filhos

  5. Ruben Rodrigues, 9 Agosto, 2018 às 9:24

    ola gostaria de saber como posso tirar o 12 ano online .
    Devido ao facto que trabalho gostaria de ter o secundario e so tenho o 9 ano como posso fazer .obrigado

  6. Gostaria de saber se é possível completar o 12° Ano através
    através da internet. Falta-me apenas uma disciplina do 11°
    do 11° Ano e duas do 12°.

  7. Boa noite
    Gostaria de saber se é possível concluir o 12 ano tendo em conta que só me falta uma disciplina?

  8. Boas ,gostava de saber como tirar o 12º ano,tenho o 9º completo e falta-me disciplinas do 10º e 11º,obrigado.
    P.S – Já agora se dá para fazer online!

  9. Boa tarde

    Gostaria de saber porque razao na ilha graciosa nao existem os cursos reativar?
    Queria terminar o 12º ano e nao estou a achar nenhuma solução…
    Cumprimentos

  10. ola gostaria de saber como posso tirar o 12 ano online . pois devido ao facto que trabalho e gostaria de ter o secundario e so tenho o 9 ano .como posso fazer .obrigado

    1. Mónica ARV. Pires, 11 Junho, 2018 às 15:58

      A resposta a esta questão foi enviada por email, no dia 11 de junho de 2018.

  11. Boa tarde gostaria de saber quando vai iniciar o proximo curso reativar para adultos para concluir o 12ano. Obrigada.

  12. Gostaria de saber se vão abrir cursos para tirar o 12 no reativar agora em 2018/2019

    1. Mónica ARV. Pires, 5 Junho, 2018 às 15:37

      A resposta a esta questão foi enviada por email, no dia 04 de junho de 2018.

  13. Maria Elisabete Borges Vinagre Simões, 25 Maio, 2018 às 12:15

    Boa tarde,
    Serve o presente para manifestar a minha insatisfação por os cursos profissionais Técnico de Desporto e Técnico de Apoio à Gestão Desportiva não sejam autorizados na vertente de cursos profissionais, pois não existem em nenhuma escola profissional na Ilha de São Miguel e na vertente de profij os alunos que pretendam prosseguir estudos estão condicionados para os exames e mesmo relativamente às qualificações, ou seja, nunca poderão tirar o nível V ou entrar para os curso superiores técnicos.
    Acho que essa Direção Regional deveria equacionar a abertura destes cursos profissionais na Escola Secundária das Laranjeiras visto que é a única que tem ao lado o Serviço de Desporto de São Miguel com todas as condições para ministrar as disciplinas práticas de desporto.
    Cumprimentos
    Elisabete Simões

  14. Manuela bettencourt, 9 Maio, 2018 às 9:42

    Bom dia tenho o 9 ano completo, queria tirar agora equivalência ao 12, como posso fazer?

  15. Antonio Arruda, 2 Maio, 2018 às 13:03

    Boas tardes Exmo(a).
    venho por este meio perguntar, se será possível tirar curso e escolaridade no programa reativar.
    encontro-me com 9° ano de escolaridade tirado na escola profissional da povoação de bar e mesa nos anos 2010/2012.
    distância/deslocação nao sao problema.

    melhores cumprimentos
    Antonio Arruda

  16. Bom dia Exmo(a).
    Vim por este meio saber se é possível acabar o 12° ano de escolaridade online?

    Melhores cumprimentos

    1. Mónica ARV. Pires, 26 Março, 2018 às 10:21

      A resposta a esta questão foi enviada por email, no dia 26 de março de 2018.

Coloque a sua questão/sugestão

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.