Música e Dança

Os Cursos Artísticos Especializados nos domínios da Música e da Dança, destinam-se a jovens que, tendo concluído o 9.º ano de escolaridade ou equivalente, pretendam obter uma formação artística de excelência de nível secundário. São cursos com a duração de três anos letivos, correspondentes aos 10.º, 11.º e 12.º anos de escolaridade. Estes cursos têm, ainda, condições especiais de acesso. O domínio da Música e da Dança integra os cursos Secundário de Dança, de Música e de Canto.

Ensino Secundário – Portaria n.º 243-B/2012, de 13 de agosto, com as alterações introduzidas pela Declaração de Retificação n.º 58-2012, de 12 de outubro.

 

Matriz Curricular

Cursos Secundário de Dança

Componentes de Formação Disciplinas

Carga Horária Semanal

(x 90 minutos)

10º ano 11º ano 12º ano
Geral

Português

L. Estrangeira I, II ou III (a)

Filosofia

2

2

2

2

2

2

2,5

Científica

História da Cultura e das Artes

Música

Oferta Complementar (b)

1,5

1

(1)

1,5

1

(1)

1,5

1

(1)

Técnico-Artística

Técnicas de Dança (c)

·          Técnica de Dança Clássica (d)

·          Técnica de Dança Contemporânea (e)

Disciplina de opção (f)

·          Composição

·          Técnicas Teatrais

Oferta Complementar (b)

10

 

 

 

 

(1)

10

 

 

1(2)

 

 

(1)

12

 

 

1(2)

 

 

(1)

Educação Moral e Religiosa (g) (1) (1) (1)
Formação em Contexto de Trabalho (h) 132h.

 

(a) O aluno escolhe uma língua estrangeira. Se tiver estudado apenas uma língua estrangeira no ensino básico, iniciará obrigatoriamente uma segunda língua no ensino secundário. No caso de um aluno iniciar uma segunda língua, tomando em conta as disponibilidades da escola, poderá cumulativamente dar continuidade à Língua Estrangeira I como disciplina facultativa, com aceitação expressa do acréscimo da carga horária.

(b) Disciplina a ser criada de acordo com os recursos das escolas e de oferta facultativa, em qualquer das componentes de formação, com uma carga horária até 90 minutos, ou com a carga máxima indicada a ser aplicada na lecionação de duas disciplinas, não podendo ser ultrapassado o número máximo de disciplinas permitido na matriz dos cursos artísticos especializado. Caso as escolas não pretendam lecionar nenhuma disciplina de Oferta Complementar, poderão lecionar duas disciplinas de opção nos termos em que as mesmas ocorrem, ou reforçar uma ou mais disciplinas das componentes de formação científica ou técnica-artística.

(c) A distribuição da carga horária semanal entre as duas disciplinas técnicas é da responsabilidade de cada estabelecimento de ensino.

(d) Inclui Repertório Clássico e Pas-de-Deux.

(e) Inclui Repertório Contemporâneo

(f) O aluno está obrigado a frequentar, nos 11.º e 12.º anos, uma das disciplinas. Excetua-se a ressalva constante da alínea b).

(g) Disciplina de frequência facultativa, com carga fixa de 90 minutos.

(h) A Formação em Contexto de Trabalho, caso ocorra não deverá ultrapassar as 35 horas semanais.

Curso Secundário de Música

Componentes de Formação Disciplinas

Carga Horária Semanal

(x 90 minutos)

10º ano 11º ano 12º ano
Geral

Português

L. Estrangeira I, II ou III (a)

Filosofia

Educação Física

2

2

2

2

2

2

2

2

2,5

2

Científica

História da Cultura e das Artes

Formação Musical

Análise e Técnicas de Composição

Oferta Complementar (b)

1,5

1

1,5

(1)

1,5

1

1,5

(1)

1,5

1

1,5

(1)

Técnico-Artística

Instrumentos/Educação Vocal/Composição (c)

Classes de Conjunto (d)

Disciplina de opção (e)

·          Baixo Contínuo

·          Acompanhamento e Improvisação

Oferta Complementar (b)

1

1,5

 

 

(1)

1

1,5

45´(1)

 

 

(1)

1

1,5

45´ (1)

 

 

(1)

Educação Moral e Religiosa (g) (1) (1) (1)

 

(a) O aluno escolhe uma língua estrangeira. Se tiver estudado apenas uma língua estrangeira no ensino básico, iniciará obrigatoriamente uma segunda língua no ensino secundário. No caso de um aluno iniciar uma segunda língua, tomando em conta as disponibilidades da escola, poderá cumulativamente dar continuidade à Língua Estrangeira I como disciplina facultativa, com aceitação expressa do acréscimo da carga horária.

(b) Disciplina a ser criada de acordo com os recursos das escolas e de oferta facultativa, em qualquer das componentes de formação, com uma carga horária até 90 minutos, ou com a carga máxima indicada a ser aplicada na lecionação de duas disciplinas, não podendo ser ultrapassado o número máximo de disciplinas permitido na matriz dos cursos artísticos especializado. Caso as escolas não pretendam lecionar nenhuma disciplina de Oferta Complementar, poderão lecionar duas disciplinas de opção nos termos em que as mesmas ocorrem, ou reforçar uma ou mais disciplinas coletivas das componentes de formação científica ou técnica-artística.

(c) Consoante a variante do curso: Instrumento, Formação Musical ou Composição, o aluno frequentará a disciplina de Instrumento, Educação Vocal ou Composição. Em Educação Vocal a carga horária semanal pode, por questões pedagógicas ou de gestão de horários, ser repartida igualmente entre os alunos. Caso não o seja, metade da carga horária dessa disciplina poderá ser transferida para a lecionação da disciplina de Instrumento de Tecla.

(d) Sob esta designação incluem-se as seguintes práticas de música em conjunto: Coro, Música de Câmara, Orquestra.

(e) O aluno está obrigado a frequentar, nos 11.º e 12.º anos, uma das disciplinas. Excetua-se a ressalva constante da alínea b).

(f) Disciplina de frequência facultativa, com carga fixa de 90 minutos.

Curso Secundário de Canto

Componentes de Formação Disciplinas

Carga Horária Semanal

(x 90 minutos)

10º ano 11º ano 12º ano
Geral

Português

L. Estrangeira I, II ou III (a)

Filosofia

Educação Física

2

2

2

2

2

2

2

2

2,5

2

Científica

História da Cultura e das Artes

Formação Musical (b)

Análise e Técnicas de Composição

Oferta Complementar (c)

1,5

1 (2)

1,5

(1)

1,5

1 (2)

1,5

(1)

1,5

1(2)

1,5

(1)

Técnico-Artística

Canto

Classes de Conjunto (d)

Línguas de Repertório (e)

·          Alemão

·          Italiano

Disciplina de opção (f):

·          Prática de Canto Gregoriano

·          Arte de Representar

·          Instrumento de Tecla

·          Correpetição

      1

1,5

2

 

 

 

 

 

 

1

1,5

2

 

 

45´ (1)

 

 

 

 

1

1,5

2

 

 

45´(1)

 

 

 

 

Educação Moral e Religiosa (g) (1) (1) (1)

 

(a) O aluno escolhe uma língua estrangeira. Se tiver estudado apenas uma língua estrangeira no ensino básico, iniciará obrigatoriamente uma segunda língua no ensino secundário. No caso de um aluno iniciar uma segunda língua, tomando em conta as disponibilidades da escola, poderá cumulativamente dar continuidade à Língua Estrangeira I como disciplina facultativa, com aceitação expressa do acréscimo da carga horária.

(b) A carga horária é aplicável, em função da aferição resultante da prova de acesso e enquanto se justificar, aos alunos que não são detentores do 5.º grau da disciplina de Formação Musical.

(c) Disciplina a ser criada de acordo com os recursos das escolas e de oferta facultativa, com uma carga horária até 90 minutos. Caso as escolas não pretendam lecionar nenhuma disciplina de Oferta Complementar, poderão reforçar uma ou mais disciplinas coletivas das componentes de formação científica ou técnica-artística.

(d) Sob esta designação incluem-se as seguintes práticas de música em conjunto: Coro, Música de Câmara, Estúdio de Ópera.

(e) A distribuição da carga horária semanal entre as duas disciplinas de línguas de reportório é da responsabilidade de cada estabelecimento de ensino.

(f) O aluno está apenas obrigado a frequentar, nos 11.º e 12.º anos, uma das disciplinas. Excetua-se a ressalva constante na alínea c).

(g) Disciplina de frequência facultativa, com carga fixa de 90 minutos.

 

Segundo o Despacho Normativo n.º1-A/2017, no ponto 1 do Artigo 17.º, os alunos dos cursos do ensino artístico especializado com o curso concluído no ano escolar 2012/2013 e seguintes, que pretendam prosseguir estudos no ensino superior realizam, como autopropostos, o exame final nacional de Português, da componente de formação geral dos cursos científico-humanísticos, e um outro exame final nacional, escolhido de entre os que são oferecidos para os vários cursos científico-humanísticos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*